Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

Countdown Speed On Line
 
 
 
Heikki será o oitavo finlandês a competir no ´circo´
 
Com o anúncio feito nesta quarta-feira pela Renault, ficou confirmada a entrada do oitavo finlandês na lista de pilotos que já tiveram uma oportunidade no ?circo? da Fórmula 1.

A história de participações finlandesas na categoria começou a ser contada em 1974, ano em que Leo Kinnunen pilotou um Surtees/Ford TS16 em seis GPs, o primeiro em Nivelles-Baulers, na França, e o último no circuito de Monza, na Itália, pista que abrigará a prova do próximo domingo, válida pela 15ª das 18 etapas programadas pelo calendário da temporada 2006.

Mikko Kozarowitsky foi o segundo representante da Finlândia a fazer uma passagem relâmpago pelo ?circo?, disputando os Grandes Prêmios da Suécia (em Anderstorp), e da Grã Bretanha (em Silverstone), a bordo de um March/Ford 761.

No Grande Prêmio da África do Sul realizado em Kyalami no ano de 1978 aconteceu a estréia do primeiro representante do país escandinavo a ?chegar lá?: Keke Rosberg, que até pendurar o capacete, após a prova disputada na Austrália em 1986, já havia contabilizado 114 largadas, saído na pole position em cinco ocasiões, vencido cinco provas e fechado três melhores voltas, além de ter sido o melhor do mundo em 1982.
.
Jirving Jarvi Lehto, ou simplesmente J.J. Lehto, que esteve na mais badalada categoria de automobilismo do planeta entre 1989 e 1994, não conseguiu figurar em nenhum dos rankings que o pudessem destacar, nem mesmo tendo defendido além de nanicas como a Onyx e a Scuderia Itália, também duas equipes médias, como a Sauber e a Benetton (precursora da atual equipe Renault).

No GP dos Estados Unidos de 1991 aconteceu a estréia daquele que foi o mais destacado finlandês na categoria: Mika Hakkinen, que até decidir se afastar das provas que rodam o mundo, depois do GP do Japão de 2001, já havia faturado dois títulos, além de ter saído na posição de honra de 26 corridas, fechado a melhor volta de 25, liderado 48 provas, e ocupado o topo do pódio em 20 ocasiões.

Apesar de xará do campeão de 1998 e 1999, Mika Salo não conseguiu honrar o nome, tendo participações apagadas entre os Grandes Prêmios do Japão das temporadas de 1994 e 2002.

Até que comece o próximo certame, o único finlandês a pilotar durante os GPs será Kimi Raikkonen, que desde a estréia no GP da Austrália de 2001 até a corrida turca realizada no último dia 27 de agosto já somou 100 corridas, largou na pole em dez, fez 18 melhores voltas, e ganhou nove vezes.
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2019 Speed On Line. Todos os direitos reservados