Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

Countdown Speed On Line
 
 
 
Djalma Fogaça comemora evolução do motor eletrônico em 2008
 
Fogaça aprovou primeira temporada com novos propulsores (Foto: Orlei Silva)
Sorocabano aprovou a primeira temporada do caminhão Ford com novos propulsores

O ano de 2008 foi um marco para a Ford na Fórmula Truck. Foi a primeira temporada completa que a montadora utilizou motores eletrônicos na categoria mais popular do automobilismo brasileiro. ?Os resultados deste ano não foram os ideais, mas se considerarmos que foi o primeiro ano em que usamos o motor eletrônico durante todo o campeonato, foi bastante proveitoso?, explica o sorocabano Djalma Fogaça (DF Motorsport/Ford/HDS MecPar), que terminou a temporada na 14ª posição. O título ficou com Wellington Cirino (Mercedez-Benz).

A utilização do motor eletrônico foi praticamente uma novidade para a equipe, já que a primeira experiência foi na última etapa do campeonato do ano passado. ?Nós conseguimos trabalhar bem, evoluímos o equipamento e não tivemos problemas de motor?, explica Djalma Fogaça. Outro ponto positivo destacado pelo ?Caipira Voador? foi o fato de o time superar no campeonato os concorrentes que competem com o mesmo caminhão Ford Cargo. ?Nossos adversários tinham uma equipe para a preparação da eletrônica do motor até mais conceituada do que a nossa, mas quase sempre andamos na frente deles?, conta.

Apesar do bom trabalho com os motores, Fogaça lamenta a falta de melhores resultados. ?Andamos entre os primeiros em algumas etapas, nosso caminhão quase sempre esteve bem acertado. Mas tivemos diversos problemas durante todo o ano?, afirma. O sorocabano aponta o baixo orçamento como principal responsável para que o time não alcançasse melhores resultados. ?Nosso orçamento era muito inferior aos concorrentes. E não há como fazer milagres. Assim como em qualquer categoria altamente profissional, na Fórmula Truck isso também faz muita diferença?, explica.

Agora a meta do ?Caipira Voador? é acelerar a preparação e os detalhes para a temporada de 2009. ?Quero definir todas as coisas para a temporada do ano que vem o quanto antes e aumentar a nossa possibilidade de conseguir bons resultados?, completa o titular da DF Motorsport/Ford/HDS MecPar.

Assim terminou a temporada 2008 da Fórmula Truck:

1) Wellington Cirino, 171 pts.;
2) Geraldo Piquet, 165 pts.;
3) Roberval Andrade, 132 pts.;
4) Felipe Giaffone, 120 pts.;
5) Valmir Benavides, 120 pts.;
6) Beto Monteiro, 53 pts.;
7) Renato Martins, 53 pts.;
8) Vignaldo Fizio, 39 pts.;
9) Luiz Carlos zappellini, 38 pts.;
10) Fabiano Brito, 30 pts.;
11) Débora Rodrigues, 25 pts.;
12) Vinicius Ramires, 20 pts.;
13) Gaston Mazzacane, 17 pts.;
14) Djalma Fogaça, 16 pts.;
15) Regis Boessio, 11 pts.;
16) Pedro Muffato, 11 pts.;
17) José Cangueiro, 10 pts.;
18) Adilson Cajuru, 9 pts.;
19) Adalberto Jardim, 8 pts.;
20) Leandro Totti, 7 pts.;
21) Jonatas Borlenghi, 6 pts.;
22) Fred Marinelli, 5 pts.;
23) Diumar Bueno, 4 pts.;
24) João Maistro, 4 pts.;
25) Leandro Reis, 1 ponto.

A DF Motorsport tem apoio de Ford/HDS MecPar/Mahle/Cummins/Borg Warner/Eaton/Norgren/Usiparts/Taranto/Beta Ferramentas

Visite www.dfmotorsport.com.br
João A. T. Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2019 Speed On Line. Todos os direitos reservados