Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/01 - Resultado completo da 1ª etapa do SportCar
 23/01 - Temporada da LDA foi aberta no último final de semana
 22/01 - Resultados da 2ª prova: Clássicos de Competição LDA
 22/01 - Resultados da 1ª prova: Clássicos de Competição LDA
 22/01 - Resultados da 1ª prova: Força Livre LDA
 22/01 - Resultados da 2ª prova: Marcas LDA
 22/01 - Resultados da 1ª prova: Marcas LDA
 22/01 - Resultados da Fórmula LDA
 22/01 - Resultados da 2ª prova: C. Opala/Hot Cars/N. Speed/Turismo LDA
 22/01 - Resultados da 1ª prova: C. Opala/Hot Cars/N. Speed/Turismo LDA
 18/12 - Plágio sem um mínimo de vergonha (como aliás tudo na Confederação...)
 16/12 - Lista parcial de inscritos
 14/12 - Programação traz novidade...
 14/12 - Veja todos os horários
 14/12 - Paulista: Terminam nesse final de semana as férias forçadas
 13/12 - Dia foi de retirada da maquiagem em Interlagos
 04/12 - Confira todos os campeões da Sprint Race
 04/12 - Berlanda Jr conquista feito inédito na categoria
 04/12 - Os números finais da temporada
 04/12 - Carros ganharam "nova cara" para 2018

... 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados