A Federação Uruguaia de Kart (FUK) premiou na noite da última quinta-feira (5/12) seus campeões nacionais na temporada 2002. E entre os vencedores, uma brasileira de apenas 15 anos de idade chamou a atenção pelos excelentes resultados que obteve na temporada. A paranaense Sara Sanchez (Mr. Bricolage/Urucor/UCM/Últimas Notícias/ Grupo Transport/Pluna-Varig) conquistou o bicampeonato uruguaio e foi recordista de vitórias e de pontos no ano, mesmo sem ter participado de todas as etapas do calendário. "Fiz uma boa temporada e, além do meu segundo título, levo deste ano algumas lições importantes. O kart é uma grande escola e pude aprender muito na campanha do bicampeonato. Pretendo correr de monopostos dentro de alguns anos, e a base que tive no Uruguai certamente vai ajudar muito na sequência da minha carreira", disse a piloto, que compete na categoria IC Sudam.
Sara Sanchez subiu ao pódio em todas as provas que disputou em 2002. Ela obteve 9 vitórias, 5 pole positions e 159 pontos na competição, o melhor desempenho individual de um piloto entre todas as seis categorias que compuseram o Campeonato Uruguaio de Kart. "Foram oito rodadas dupla ao longo do ano, em cinco pistas diferentes. Essa característica do campeonato é muito interessante porque permite que os pilotos se acostumem a diferentes tipos de circuitos. Disputamos até mesmo uma prova na rua, que teve um grau de dificuldade um pouco maior", apontou a garota, que venceu as duas baterias realizadas na cidade de Las Piedras.
Sara Sanchez completou em 2002 5 anos de carreira, e já é uma celebridade no Uruguai, um país que mantém grande paixão pelo automobilismo. Muito aplaudida ao receber o troféu de campeã nacional, ela já sentiu na pele a responsabilidade de ser ídolo. Em uma visita à escolinha de pilotagem destinada aos pilotos que ainda não atingiram a idade mínima para competir, ela foi a sensação entre os meninos e meninas de cinco e seis anos de idade. "Eles me perguntavam se eu era mesmo a Sara Sanchez. Fiquei espantada e muito feliz com tanto carinho", lembrou a menina, que já faz planos para disputar a Fórmula Renault no Brasil ou na Argentina.
Além de Sara, outros cinco pilotos receberam na noite de quinta feira o troféu de campeões uruguaios. Os irmãos Andrés e Matias Bango ficaram com os títulos nas categorias Cadete e Pré-Júnior, respectivamente. Danilo Linale foi o campeão na Sênior A, e Jorge Onetto foi o vencedor na Sênior B. O título na categoria Stock (karts de 100cc) ficou com Herman Flores.
Sara Sanchez também foi destaque no Brasil
Além de dominar o Campeonato Uruguaio de Kart, Sara Sanchez também se destacou no kartismo brasileiro. Segunda melhor colocada no Placar Brasil, ranking dos pilotos brasileiros que competem no exterior feito pelo Portal Speed On Line, ela terceira colocada no Campeonato Sul-Brasileiro da modalidade, a apenas cinco pontos do campeão Thiago Defendi.
Sara integrou a equipe Liofol/Loctite nas 500 Milhas de Kart da Granja Viana, sendo a mais rápida em um time que contou com pilotos consagrados, entre eles Mário Haberfeld e Flavio Nonô Figueiredo.
Texto: Rafael Durante
|