Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 31/08 - Boesel e Cantelli Jr venceram pela Sul-americana
 31/08 - Os números da Sul-americana
 31/08 - Resultados de Santa Cruz do Sul
 31/08 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa termina em décimo no oval de Chicago
 31/08 - MitCup: Reinaldo Varela/Marco Macedo vencem última prova em Poços de Caldas
 30/08 - Raikkönen ganhou, e Fisichella foi destaque em Spa
 30/08 - Resultado do GP da Bélgica
 30/08 - Os números do “circo”
 29/08 - Indy Lights: Classificação cheia de surpresas. Brasileiros largam atrás
 29/08 - Indy Lights: Brasileiros começam bem o sábado no oval em Chicago
 29/08 - Outro pole position em Santa Cruz do Sul
 28/08 - Henrique Lambert larga na terceira fila em Santa Cruz do Sul
 27/08 - Henrique Lambert faz quarto tempo em Santa Cruz do Sul
 27/08 - Indy Lights: Título pode ser decidido neste sábado
 27/08 - Popó Bueno testou na Fórmula Truck
 27/08 - Henrique Lambert estréia em Santa Cruz do Sul
 26/08 - Mitsubishi Cup: Maior competição off-road visita Minas Gerais
 26/08 - Henrique Lambert acerta participação para o restante da temporada 2009
 25/08 - Paludo/Maurício venceram a corrida do domingo do GT3
 25/08 - Os números do GT3 Brasil

... 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados