Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 31/08 - Boesel e Cantelli Jr venceram pela Sul-americana
 31/08 - Os números da Sul-americana
 31/08 - Resultados de Santa Cruz do Sul
 31/08 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa termina em décimo no oval de Chicago
 31/08 - MitCup: Reinaldo Varela/Marco Macedo vencem última prova em Poços de Caldas
 30/08 - Raikkönen ganhou, e Fisichella foi destaque em Spa
 30/08 - Resultado do GP da Bélgica
 30/08 - Os números do “circo”
 29/08 - Indy Lights: Classificação cheia de surpresas. Brasileiros largam atrás
 29/08 - Indy Lights: Brasileiros começam bem o sábado no oval em Chicago
 29/08 - Outro pole position em Santa Cruz do Sul
 28/08 - Henrique Lambert larga na terceira fila em Santa Cruz do Sul
 27/08 - Henrique Lambert faz quarto tempo em Santa Cruz do Sul
 27/08 - Indy Lights: Título pode ser decidido neste sábado
 27/08 - Popó Bueno testou na Fórmula Truck
 27/08 - Henrique Lambert estréia em Santa Cruz do Sul
 26/08 - Mitsubishi Cup: Maior competição off-road visita Minas Gerais
 26/08 - Henrique Lambert acerta participação para o restante da temporada 2009
 25/08 - Paludo/Maurício venceram a corrida do domingo do GT3
 25/08 - Os números do GT3 Brasil

... 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados