Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/08 - Resultados do GT3 no final de semana
 24/08 - Gemperli venceu de novo em Interlagos
 24/08 - Barrichello e Guimarães movimentaram Placar Brasil
 22/08 - Derani e Ricci vencem a primeira deste final de semana
 22/08 - Poles de Derani na 1ª e Ricci na 2ª
 20/08 - Super GT: Definição do grid de largada será semelhante ao da F1 em Suzuka
 20/08 - Indy Lights: Sonoma é o último traçado misto da temporada
 18/08 - Átila Abreu expõe seu carro em supermercado de Sorocaba
 17/08 - Fogaça faz corrida de recuperação e termina em nono em Londrina
 17/08 - Adalberto Jardim termina primeira corrida do ano
 17/08 - Inglesa: Victor Corrêa sobe duas vezes no pódio em Silverstone
 16/08 - Giaffone venceu de ponta a ponta em Londrina
 14/08 - Andrade comandou o dia de treinos em Londrina
 14/08 - Os tempos dos treinos em Londrina
 14/08 - Inglesa: Victor Corrêa quer ficar entre os primeiros em Silverstone
 13/08 - Adalberto Jardim animado para competir em Londrina
 13/08 - Inglesa: Victor Corrêa espera bom resultado em Silverstone
 12/08 - Placar Brasil ganha novos totais
 12/08 - Djalma Fogaça vê chance de vitória em Londrina
 09/08 - Homem de Mello venceu a corrida da Júnior em Salvador

... 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados