Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/08 - Resultados do GT3 no final de semana
 24/08 - Gemperli venceu de novo em Interlagos
 24/08 - Barrichello e Guimarães movimentaram Placar Brasil
 22/08 - Derani e Ricci vencem a primeira deste final de semana
 22/08 - Poles de Derani na 1ª e Ricci na 2ª
 20/08 - Super GT: Definição do grid de largada será semelhante ao da F1 em Suzuka
 20/08 - Indy Lights: Sonoma é o último traçado misto da temporada
 18/08 - Átila Abreu expõe seu carro em supermercado de Sorocaba
 17/08 - Fogaça faz corrida de recuperação e termina em nono em Londrina
 17/08 - Adalberto Jardim termina primeira corrida do ano
 17/08 - Inglesa: Victor Corrêa sobe duas vezes no pódio em Silverstone
 16/08 - Giaffone venceu de ponta a ponta em Londrina
 14/08 - Andrade comandou o dia de treinos em Londrina
 14/08 - Os tempos dos treinos em Londrina
 14/08 - Inglesa: Victor Corrêa quer ficar entre os primeiros em Silverstone
 13/08 - Adalberto Jardim animado para competir em Londrina
 13/08 - Inglesa: Victor Corrêa espera bom resultado em Silverstone
 12/08 - Placar Brasil ganha novos totais
 12/08 - Djalma Fogaça vê chance de vitória em Londrina
 09/08 - Homem de Mello venceu a corrida da Júnior em Salvador

... 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados