Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 07/08 - Stock Jr: Fábio Fogaça é o segundo em Salvador
 06/08 - Stock Jr: Fábio Fogaça quer vitória em Salvador
 06/08 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa espera fazer melhor corrida da temporada
 05/08 - Marcos Gomes fará estréia na RCM
 05/08 - Treinos extras abrirão a programação em Salvador
 05/08 - Programação das atividades na capital da Bahia
 05/08 - Átila Abreu quer dar destaque para Salvador em seu currículo
 05/08 - Antonio Pizzonia já está em Salvador
 04/08 - Em nota, Piquet confirma a saída da Renault
 04/08 - Após exames, Massa vai para casa
 04/08 - Scheider encabeçou o “1-2-3” na 50ª vitória da Audi no DTM
 04/08 - Os números do Alemão de Turismo
 04/08 - Resultado do DTM em Oschersleben
 01/08 - Acesse diretamente as informações sobre a 500 km
 29/07 - Superleague: Futebol sob quatro rodas acelera neste domingo na Inglaterra
 28/07 - Dahruj e Guerra vencem pela primeira vez no Itaipava Trofeo Maserati
 28/07 - Resultado do “Trofeo” em Londrina
 28/07 - Confira a classificação do Trofeo Maserati:
 28/07 - Vitória inédita de do Valle na quarta etapa do campeonato
 27/07 - Duas vitórias dos Porsche na rodada londrinense do GT3

... 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados