Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/07 - Os números do Brasileiro
 19/07 - Resultado completo da prova em SP
 19/07 - Andrade venceu fácil a rodada paulistana do campeonato
 19/07 - Inglesa: Victor Corrêa conquista pódios e se destaca na chuva em Donington
 19/07 - Superleague: Pizzonia lidera com Corinthians, mas abandona na Bélgica
 18/07 - de Ferran voltou a vencer, e Melo Jr. foi ao pódio na 5ª da ALMS
 18/07 - ALMS: Resultado da "LMGT2" no Lime Rock Park
 18/07 - ALMS: Resultado da "LMP2" em Lakeville
 18/07 - ALMS: Resultado da "LMP1" no Lime Rock Park
 18/07 - ALMS: resultado completo da quinta etapa
 18/07 - Andrade conquista a pole para a rodada paulista do Brasileiro
 18/07 - O grid para a prova paulistana
 18/07 - Djalma Fogaça quer manter sequência de bons resultados em Interlagos
 18/07 - Adalberto Jardim espera pontuar em seu retorno em Interlagos
 18/07 - Inglesa: Mineiro Victor Corrêa larga em terceiro em Donington Park
 18/07 - Superleague: Pizzonia acredita que estratégia é a diferença na Bélgica
 17/07 - Djalma Fogaça espera largar entre os primeiros em Interlagos
 17/07 - Interlagos recebe principal fim de semana da temporada
 17/07 - Superleague: Futebol sobre quatro rodas entra em ação na Bélgica
 17/07 - Inglesa: Victor Corrêa aprova novidades testadas em Donignton Park

... 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados