Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Ecclestone falou sobre as novas regras do ?circo?
Quinta-feira, 04 de Março de 2004
 
Falando à rede britânica ´BBC´, o todo-poderoso presidente da Formel One Administration Bernie Ecclestone disse que as mudanças nas regras para a temporada da Fórmula 1 que começa neste final de semana foram feitas no sentido de corrigir algumas distorções que haviam no regulamento que valeu no ano passado.

?Nós sempre estamos mudando, e tentando melhorar o tempo todo, sempre esperando que quando cometermos erros sejamos homens o bastante para admiti-los e corrigi-los em seguida", falou o britânico.

O novo pacote de regulamentações do ?circo? aboliu os treinos extras que eram realizados às sextas-feiras pela manhã, mas permite que os times piores colocados na classificação tenham um terceiro bólido nos treinos das sextas-feiras, desde que estes sejam conduzidos por pilotos que não tenham disputado mais de seis GPs nos últimos dois anos.

Como para esta primeira disputa da temporada não há outro parâmetro, vão ter direito a mais um carro no traçado as equipes piores colocadas em 2003, que foram a BAR, Sauber, Jaguar, Toyota, Jordan e Minardi.

A maneira de disputa das classificatórias também vai mudar, já que agora os grids serão definidos com duas voltas lançadas, uma em cada sessão de 45 minutos realizadas nas tardes dos sábados.

Na primeira sessão, os tempos servirão como parâmetro para, a partir da ordem inversa, definir a seqüência de entrada dos carros na pista na segunda classificatória, estando estabelecido que o aborto da volta lançada na primeira excluirá o piloto do giro lançado a que teria direito no segundo treino classificatório, depois do qual os carros ? a exemplo do que acontecia em 2003 ? seguem para o Parque fechado, e só saem de lá em direção ao grid.

Para reduzir os custos, o novo regulamento permite o uso de um único motor durante todo o final de semana, sendo que a necessidade de troca de um propulsor fará com que o piloto perca dez colocações no grid, e, caso seja necessário realizar uma segunda instalação, o carro irá para o final da formação para a largada.

Ainda no aspecto técnico, o câmbio automático foi abolido, e agora as mudanças de marcha serão feitas através de alavancas nos carros que não terão mais os dispositivos de controle de largada, mas ainda podem contar com a tração controlada eletronicamente.

Já na parte desportiva, a velocidade nas áreas de boxes subiu de 80 para 100 quilômetros por hora, exceção feita apenas ao GP de Mônaco, onde nenhum carro poderá circular na área de serviços acima dos 60 km/h.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/12 - Vencedores da Seletiva de Kart Petrobras testaram na Sprint Race
 04/12 - Berlanda Jr e Martelli/Machado são os campeões da Sprint Race
 04/12 - Resultados da Sprint Race em Curitiba
 26/11 - Vitória de Bottas no último GP da temporada
 26/11 - Resultado do GP de Abu Dhabi
 26/11 - Os números finais da temporada do "circo"
 25/11 - Bottas larga na frente em Abu Dhabi
 25/11 - Os tempos da classificatória nos Emirados Árabes
 21/11 - Todos os campeões do GP de Macau
 21/11 - Vitória de Ticktum “nos acréscimos do segundo tempo” do GP de Macau
 21/11 - Resultado completo do GP de Macau
 20/11 - Binder carimbou a faixa de Fittipaldi na última da FV8 3.5
 20/11 - Os números finais da Formula V8 3.5 World Series
 20/11 - Resultado da FV8 3.5 no sábado
 17/11 - Com “P2”, Pietro Fittipaldi garante título da Formula V8 3.5
 17/11 - Resultado da FV8 3.5 nesta sexta-feira
 12/11 - Vettel vence em show de Hamilton. Massa foi 7º
 12/11 - Os números do "circo"
 12/11 - Resultado completo do GP Brasil
 11/11 - Grid para o GP Brasil

... 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados