Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/12 - Vencedores da Seletiva de Kart Petrobras testaram na Sprint Race
 04/12 - Berlanda Jr e Martelli/Machado são os campeões da Sprint Race
 04/12 - Resultados da Sprint Race em Curitiba
 26/11 - Vitória de Bottas no último GP da temporada
 26/11 - Resultado do GP de Abu Dhabi
 26/11 - Os números finais da temporada do "circo"
 25/11 - Bottas larga na frente em Abu Dhabi
 25/11 - Os tempos da classificatória nos Emirados Árabes
 21/11 - Todos os campeões do GP de Macau
 21/11 - Vitória de Ticktum “nos acréscimos do segundo tempo” do GP de Macau
 21/11 - Resultado completo do GP de Macau
 20/11 - Binder carimbou a faixa de Fittipaldi na última da FV8 3.5
 20/11 - Os números finais da Formula V8 3.5 World Series
 20/11 - Resultado da FV8 3.5 no sábado
 17/11 - Com “P2”, Pietro Fittipaldi garante título da Formula V8 3.5
 17/11 - Resultado da FV8 3.5 nesta sexta-feira
 12/11 - Vettel vence em show de Hamilton. Massa foi 7º
 12/11 - Os números do "circo"
 12/11 - Resultado completo do GP Brasil
 11/11 - Grid para o GP Brasil

... 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados