Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/07 - Indy Lights corre no palco da primeira vitória brasileira na Fórmula 1
 01/07 - Sertões: Varela e Macedo vencem pela quarta vez na Super Production
 01/07 - Pizzonia busca novo pódio em Interlagos
 30/06 - Green venceu pelo DTM no Norisring
 30/06 - Resultado da 3ª. Etapa do DTM
 30/06 - Os números do Alemão de Turismo
 30/06 - Hegewald ganhou duas pela F-2 na Bélgica
 30/06 - Os números da Fórmula 2
 30/06 - Resultados da Fórmula 2 na Bélgica
 30/06 - Gemperli foi o dono da festa em Interlagos
 30/06 - Reinaldo Varela e Marcos Macedo aceleram na reta final dos Sertões
 30/06 - Átila Abreu busca em Interlagos terceiro pódio seguido na temporada
 30/06 - Inglesa: Victor Corrêa quer repetir bons resultados obtidos na Alemanha
 29/06 - Sertões: Reinaldo Varela e Marcos Macedo vencem o 5ª dia na categoria SPD
 28/06 - Superleague: Pizzonia leva Corinthians ao pódio na França
 27/06 - Rally dos Sertões chega à Bahia e entra em sua segunda metade
 27/06 - Superleague: Antonio Pizzonia faz a pole para o Corinthians na França
 26/06 - Sertões: Varela e Macedo mantém a liderança no Campeonato Brasileiro
 25/06 - Sertões: Varela/Macedo vencem na SPD e ampliam liderança no brasileiro
 24/06 - Dobradinha brazuca, e mais uma vitória de Maldonado na categoria

... 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados