Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/07 - Indy Lights corre no palco da primeira vitória brasileira na Fórmula 1
 01/07 - Sertões: Varela e Macedo vencem pela quarta vez na Super Production
 01/07 - Pizzonia busca novo pódio em Interlagos
 30/06 - Green venceu pelo DTM no Norisring
 30/06 - Resultado da 3ª. Etapa do DTM
 30/06 - Os números do Alemão de Turismo
 30/06 - Hegewald ganhou duas pela F-2 na Bélgica
 30/06 - Os números da Fórmula 2
 30/06 - Resultados da Fórmula 2 na Bélgica
 30/06 - Gemperli foi o dono da festa em Interlagos
 30/06 - Reinaldo Varela e Marcos Macedo aceleram na reta final dos Sertões
 30/06 - Átila Abreu busca em Interlagos terceiro pódio seguido na temporada
 30/06 - Inglesa: Victor Corrêa quer repetir bons resultados obtidos na Alemanha
 29/06 - Sertões: Reinaldo Varela e Marcos Macedo vencem o 5ª dia na categoria SPD
 28/06 - Superleague: Pizzonia leva Corinthians ao pódio na França
 27/06 - Rally dos Sertões chega à Bahia e entra em sua segunda metade
 27/06 - Superleague: Antonio Pizzonia faz a pole para o Corinthians na França
 26/06 - Sertões: Varela e Macedo mantém a liderança no Campeonato Brasileiro
 25/06 - Sertões: Varela/Macedo vencem na SPD e ampliam liderança no brasileiro
 24/06 - Dobradinha brazuca, e mais uma vitória de Maldonado na categoria

... 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados