Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Ecclestone nem pensa em aposentadoria
Sexta-feira, 08 de Novembro de 2002
 
Falando recentemente ao jornal britânico ?The Guardian?, o inglês Bernie Ecclestone disse que a aposentadoria nem passa por sua cabeça.

O homem-forte da Fórmula 1, de 72 anos, trabalha atualmente mais que há 30 anos, quando começou a explorar o potencial mercadológico daquela que se transformou na mais milionária categoria do automobilismo em todo o planeta.

?Se eu estivesse trabalhando numa linha de produção, não estaria tão ávido por seguir dedicando meu tempo, mas adoro cada minuto, porque não tenho idéia do que vai acontecer no momento seguinte, e não saber o que vai acontecer é simplesmente maravilhoso?, sintetizou o inglês.

Tendo se tornado o mais rico homem de todo o esporte mundial, Ecclestone disse que a continuidade de seu trabalho nada tem a ver com o lado econômico: "Não estaria trabalhando se não gostasse do que faço. Não preciso disso?, ele admitiu.

Segundo Bernie, a continuidade do trabalho o mantém ativo: ?Se você quer morrer logo, você se retira?, brincou, emendando: "No momento que você deixa de fazer coisas, de pensar e trabalhar, o corpo deixa de responder, especialmente para pessoas que sempre trabalharam sob grande pressão por muito tempo?, completou.

Quem é Ecclestone

Nascido na cidade inglesa de St. Peters, em Suffolk, no dia 28 de outubro de 1930, o dirigente máximo da Fórmula 1 tentou participar de duas provas da categoria com um bólido da equipe Connaught equipado com motor Alta. Porém, a tentativa de ser piloto foi frustrada depois dos GPs de Mônaco e da Grã Bretanha de 1958, dos quais sequer conseguiu participar do grid.

Ao assumir a direção da equipe pela qual tentou correr, em 1958, o baixinho Bernard Charles Ecclestone, de 1m60, pegou gosto pela cartolagem, e começou a vislumbrar a possibilidade de transformar a Fórmula 1 no fenômeno que é atualmente.

O trabalho de campo começou em princípios dos anos 70, quando aos poucos, o ?business? em que o ?circo? poderia se transformar foi começando a ter o seu perfil.

Em 1972 Bernie Ecclestone comprou a equipe Brabham, pela qual o brazuca Nelson Piquet faturou os títulos mundiais de 1981 e 1983.

Junto com a administração do time que vendeu em 1988, Ecclestone exercia com mão-de-ferro a função de presidente da Formel One Constructors Association, a FOCA, que comprou os direitos de transmissão das provas.

Na esteira do crescimento dos negócios, surgiram a Formel One Menagement (FOM), e posteriormente a Formel One Administration (FOA) e a SLEC, empresa responsável pela venda dos direitos de transmissões televisivas da qual Ecclestone repassou 75% das ações para o agora quebrado grupo alemão de comunicações ?Kirsch?.

Mas nem pelo fato de ter repassado as ações à ?Kirsch? - que hoje estão nas mãos dos bancos credores-, o homem que recebeu da Federação Internacional de Automobilismo a autorização para explorar comercialmente o ?circo? por 25 anos perdeu poder, sendo ainda o responsável por todas as decisões estratégicas.

Os boatos sobre a sucessão de Bernie na condução dos rumos da Fórmula 1 após a aposentadoria do inglês dão conta de que o primeiro na linha sucessória seja o dono da McLaren Ron Dennis, que declarou recentemente numa entrevista não ser ele a pessoa mais indicada para o cargo.

Porém, a direção dos negócios da categoria de automobilismo mais badalada do planeta deve continuar por algum tempo nas mãos de Ecclestone, que na mesma entrevista ao jornal britânico disse ?Espero ter a cabeça funcionando perfeitamente até o momento de parar. Quero poder tomar essa decisão sozinho, sem que alguém tenha de me dizer ?é hora de deixar de fazer o que está fazendo?, finalizou o inglês.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/06 - Classificação da GP2
 24/06 - Resultados da GP2 em Silverstone
 24/06 - Vitória de Bia na sétima etapa da Indy Lights
 24/06 - Os números da Indy Lights
 24/06 - Resultado da Indy Lights no Iowa Speedway
 24/06 - Rally dos Sertões: Varela/Macedo ampliam liderança no campeonato brasileiro
 23/06 - Bortolotti e Soucek ganharam pela F-2 na República Tcheca
 23/06 - Os números da Fórmula 2
 23/06 - Resultados da Fórmula 2 em Brno
 23/06 - Inglesa: Victor Corrêa cumpre planejamento de testes na Inglaterra
 23/06 - Superleague: Pizzonia renova para competir pelo Corinthians em 2009
 23/06 - Reinaldo Varela busca sexta vitória no Rally dos Sertões
 22/06 - Inglesa: Após vitória, mineiro Victor Corrêa volta a testar na Inglaterra
 21/06 - Vettel encabeçou o “1-2” da Red Bull em Silverstone
 21/06 - Os números do “circo”
 21/06 - Resultado do GP da Inglaterra
 21/06 - Hezemans/Kumpen venceram a chuvosa prova do FIA GT em Oschersleben
 21/06 - FIA GT: Resultado da prova alemã
 21/06 - Os números do FIA GT
 20/06 - Ramos/Müller saem na frente pelo FIA GT em Oschersleben

... 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados