Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/06 - As posições de largada em Oschersleben
 20/06 - Grand-Am: Resultado de Mid-Ohio
 20/06 - Na batalha com Zonta, Pruett vence mais uma na Grand-Am
 20/06 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa corre em prova noturna no oval de Iowa (EUA)
 20/06 - Super GT: João Paulo de Oliveira larga da quarta fila na Malásia
 19/06 - Piloto Átila Abreu estará no Hopi Hari neste sábado
 19/06 - Rally dos Sertões: Reinaldo Varela pode se tornar um dos maiores vencedores
 19/06 - Jornalistas Ricardo Lopes e Guto Oliveira prontos para rali de Ouro Branco
 18/06 - FIA GT vai armar seu “circo” em Oschersleben
 18/06 - Os números do FIA GT
 18/06 - Os inscritos para a prova do FIA GT na Alemanha
 18/06 - Renato Jader David volta à Copa Vicar pela Gramacho Costa
 18/06 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa está otimista para corrida em Iowa (EUA)
 18/06 - Super GT: João Paulo de Oliveira defende liderança na Malásia
 18/06 - Adiada para 2 de agosto a “500 Km”
 17/06 - Longo e Serra venceram a “3 Horas de Londrina”
 17/06 - Cresceram os totais do “Placar Brasil”
 17/06 - Nasr é cada vez mais líder no Europeu da F-BMW
 16/06 - Bueno e Camilo foram ao pódio na Argentina
 15/06 - Domínio dos Leonardo na rodada dupla da Sul-americana em Pinhais

... 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados