Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 03/06 - Bianchi e Vietoris ganharam pela Euroseries
 03/06 - Os números do Europeu
 03/06 - Resultados do Europeu no Lausitzring
 03/06 - Pizzonia comemora anúncio de Manaus como uma das sedes da Copa de 2014
 03/06 - Paffett venceu a segunda etapa do Alemão de Turismo
 03/06 - Romancini ganhou a primeira na Indy Light
 02/06 - Cross Country: Varela/Marcos estão confirmados no Rally dos Sertões
 01/06 - Faria venceu, e Guedes foi 2º na encharcada prova do Trofeo no PR
 01/06 - Resultado da 3º etapa do Trofeo Maserati
 31/05 - Resultados do GT 3 em Pinhais
 31/05 - Deu tudo certo para Derani e Ricci neste domingo em Pinhais
 31/05 - Indy Lights: Brasileiros cumprem objetivo nas 100 milhas de Milwaukee
 31/05 - WTCC: Muller ganhou uma, e Farfus Jr quebrou jejum da BMW
 31/05 - Os números do Mundial de Turismo
 31/05 - Resultados do WTCC em Valência
 31/05 - Inglesa: Dois acidentes acabam com chances de Victor Corrêa em Rockingham
 31/05 - Wickens venceu também neste domingo pela F 2
 31/05 - Os números da Fórmula 2
 31/05 - Vitte fechou na frente a corrida em Pinhais
 31/05 - Wikens venceu a primeira prova da F 2

... 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados