Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/11 - Bottas sai na frente da corrida em Interlagos
 11/11 - As marcas do terceiro treino
 11/11 - Tempos do segundo treino
 11/11 - Tempos do primeiro treino livre em Sampa
 05/11 - Rodrigues e Weiss venceram em Cascavel, e Pimenta faturou duas na Old Stock
 04/11 - Os tempos por clases em Xangai
 02/11 - Pilotos do SportsCar Challenge conquistaram oito pódios na temporada
 02/11 - Placar Brasil: Perfil 2017 - Pierre Kleinubing (RS)
 02/11 - Placar Brasil: Perfil 2017 - Nicolas Rondet (SP)
 02/11 - Pilotos da F4 México movimentaram o Placar Brasil
 02/11 - Placar Brasil: Perfil 2017 - Igor Fraga (MG)
 02/11 - Placar Brasil: Perfil 2017 - Sergio da Silveira (PB)
 29/10 - Festa de Hamilton ofuscou vitória de Verstappen no México
 29/10 - Os números do "circo" após a prova mexicana
 29/10 - Resultado do GP do México
 29/10 - F4 Mexicana: Vitória de De La Vara na prova deste domingo
 29/10 - Resultado deste domingo da Fórmula 4 México
 28/10 - Fraga venceu a prova da F4 Mexicana
 28/10 - Resultado da Fórmula 4 México
 28/10 - Vettel cravou a pole para a rodada mexicana do “circo”

... 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados