Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mário Haberfeld treinou com a Walker em Firebird
Quarta-feira, 25 de Setembro de 2002
 
Bastou um dia para que o brasileiro Mario Haberfeld admita a possibilidade de se transferir para o automobilismo norte-americano. Mesmo sem conhecer o circuito de Firebird, um sinuoso traçado no Arizona, o piloto de São Paulo pôde comparar o Reynard-Toyota com o Lola-Zytek que usou na última edição do Campeonato Internacional de Fórmula 3000. E não esconde sua preferência pelo carro da equipe Walker, pela qual o atual bicampeão Gil de Ferran correu até se transferir para a Penske, onde venceu os dois últimos campeonatos da categoria.

?Dei mais de 120 voltas e já tenho uma idéia clara das diferenças entre os dois tipos de carro. Sem contar a diferença de potência, já que o motor Toyota tem praticamente o dobro do Zytek da F-3000, o câmbio e os freios são muito mais eficientes. Em compensação, o desgaste dos pneus é muito maior, mesmo sendo feitos com compostos bem mais duros. Foi apenas o meu primeiro teste e achei que foi muito positivo. Os engenheiros me pediram para verificar as regulagens dos amortecedores e o funcionamento de umas asas novas, acertos diferentes de suspensões e principalmente algumas mudanças feitas na carroceria para melhorar a refrigeração para a corrida do México, que deve ser debaixo de um calor brutal, igual ao que estava fazendo aqui", relatou Haberfeld.

Além do escocês Derrick Walker, estava presente o engenheiro Steve Newey, ambos com passagens pela Fórmula 1. Walker trabalhou na Brabham no início dos anos 70 e Newey na Arrows no final dos anos 80. Walker, que também já teve Christian Fittipaldi em sua equipe, comparou Haberfeld a de Ferran: "Os dois têm o mesmo estilo suave de pilotar". Para Newey, o que mais chamou atenção foi o detalhamento e a qualidade das informações: "Ele acusou todas as mudanças que fizemos e ainda sugeriu algumas que já estavam nos nossos planos. Pelo que vi neste primeiro contato, Mario já está pronto para passar para os carros de alta potência", comentou.

O piloto brasileiro também ficou muito satisfeito. "Gostei muito e já estou pensando em correr na F-Mundial no ano que vem com essa mesma equipe. Todos aqui são muito experientes e tudo que os engenheiros quiseram experimentar deu certo. Ainda tenho um dia de teste e vou tentar melhorar meus tempos. O Tora Takagi virou 47s1 aqui em março, eu fiz 49 duro. O Derrick e o Steve disseram que a diferença foi porque usei um motor mais fraco, os pneus eram bem mais duros e o dia estava muito mais quente. Pela telemetria, o Tora só foi mais rápido que eu em uma curva. A grande diferença foi na reta, onde a menor potência me fez tomar um tempão", finalizou Haberfeld.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 22/05 - Resultado da GP2 em Mônaco
 21/05 - Kristensen “achou” a vitória na primeira do DTM
 21/05 - Indy Lights: Três brasileiros realizam o sonho de correr em Indianápolis
 20/05 - MitCup: Varela/Macedo querem ficar entre os primeiros em São Carlos
 20/05 - Super GT: João Paulo faz testes de pneus para fabricante no Japão
 19/05 - Coletti e Vernay ganharam na abertura do Europeu
 19/05 - Os números do Europeu
 19/05 - Resultados da Européia em Hockenheim
 19/05 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa ansioso para competir em Indianápolis
 19/05 - Átila Abreu é o único a subir ao pódio em duas provas seguidas em 2009
 19/05 - Pizzonia destaca importância da preparação física para ir bem nas pistas
 18/05 - de Ferran Motorsport: Barba, cabelo e bigode na 4ª da ALMS
 18/05 - Resultado da prova da ALMS em Utah
 18/05 - Resultados por classes da 4ª etapa da ALMS
 18/05 - Resultado da GrandAm em Laguna Seca
 18/05 - Fogarty/Gurney ganharam a quarta etapa da GrandAm
 18/05 - Vilarinho viveu um “Dream Weekend” na F-BMW
 18/05 - Mais duas da Chevrolet, e Farfus Jr assume vice-liderança no WTCC
 18/05 - Os números do WTCC
 18/05 - Inglesa: Victor Corrêa tem dia cheio de problemas em testes na Inglaterra

... 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados