Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 10/05 - O leão rugiu em Spa
 10/05 - Quatro foram desclassificados após a prova belga
 10/05 - Os dez primeiros na 2ª etapa da LMS
 10/05 - Button venceu, e Barrichello foi 2º em Barcelona
 10/05 - Os números do “circo”
 10/05 - Resultado do GP da Espanha
 10/05 - Resultado da 2ª etapa da temporada
 10/05 - Os números da GP2 Series
 10/05 - Mortara ganhou a disputa na Espanha
 09/05 - Castro Neves garante a pole para a 500 Milhas de Indianapolis
 09/05 - Resultados da Porsche GT3 Cup Challenge
 09/05 - Os números da “Cup”
 09/05 - Paludo venceu duas e lidera Porsche GT3 Cup
 09/05 - Grosjean ganhou a primeira corrida na Espanha
 09/05 - Os tempos do terceiro treino livre na Espanha
 09/05 - Button largará na pole position em Barcelona
 09/05 - Dobradinha da Peugeot, e Senna larga na 4ª posição em Spa
 09/05 - O grid da rodada belga da Le Mans Series
 09/05 - Os inscritos da LMS na Bélgica
 08/05 - Williams fechou dobradinha nos treinos em Barcelona

... 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados