Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/05 - Super GT: João Paulo de Oliveira reassume liderança do campeonato no Japão
 04/05 - Cross Country: Varela/Macedo ampliam liderança do brasileiro em Natal
 03/05 - Vitória de Wendlinger/Sharp na abertura do FIA GT
 03/05 - Resultado completo da corrida em Silverstone
 03/05 - FIA GT: Resultados por classe
 03/05 - Os números do FIA GT
 03/05 - Resultado final da 3ª etapa da GrandAm
 03/05 - Zonta/Jonsson venceram a terceira da GrandAm
 03/05 - Super GT: João Paulo de Oliveira larga na quarta fila no Japão
 03/05 - Antonio Pizzonia abandona no fim da prova
 03/05 - Inglesa: Mineiro Victor Corrêa conquista dois pódios em Silverstone
 02/05 - Bernhard/Dumas alinharão na pole da GrandAm
 02/05 - GrandAm: Veja a formação completa do grid em New Jersey
 02/05 - Wendlinger garantiu a pole para o Saleen na primeira do FIA GT
 02/05 - O grid do FIA GT em Silverstone
 02/05 - Khodair garante a saída na frente pela V8
 02/05 - O grid completo da 3ª etapa da V8
 02/05 - O grid da Copa Vicar no DF
 02/05 - Os tempos do 3º treino da Júnior em Brasília
 02/05 - Fábio Fogaça sai na pole da Júnior

... 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados