Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 28/04 - Cross Country: Reinaldo Varela e Marcos Macedo defendem liderança em Natal
 28/04 - Amazonense Antonio Pizzonia vai correr no “quintal de casa”
 27/04 - Veja os horários da Stock em Brasília
 27/04 - Veja os horários das Stock em Brasília
 27/04 - Divulgada a programação da rodada brasiliense
 27/04 - Inglesa: Rodada dupla de Donington Park remarcada para o mês de julho
 27/04 - Resultado da Grand-Am na Virgínia
 27/04 - Forgaty/Gurney levaram a melhor na segunda etapa da Grand-Am
 27/04 - Vilarinho ganhou também a corrida do domingo
 26/04 - Pontuação da Fórmula Truck
 26/04 - Geraldo Piquet encabeçou a dobradinha da Mercedes no Ceará
 26/04 - Resultado da etapa cearense da Truck
 26/04 - A classificação do Trofeo
 26/04 - Resultado da segunda etapa do Maserati
 26/04 - Queirolo ganhou a segunda consecutiva no Trofeo Maserati
 26/04 - Fórmula Truck: Fogaça e Urubatan Jr tem problemas em Fortaleza
 26/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa abandona na estréia em oval
 26/04 - A pontuação do GT3
 26/04 - Resultados das provas do GT3 em SP
 26/04 - Derani e Ricci fecharam na frente a prova da GT3 neste domingo

... 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados