Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 28/04 - Cross Country: Reinaldo Varela e Marcos Macedo defendem liderança em Natal
 28/04 - Amazonense Antonio Pizzonia vai correr no “quintal de casa”
 27/04 - Veja os horários da Stock em Brasília
 27/04 - Veja os horários das Stock em Brasília
 27/04 - Divulgada a programação da rodada brasiliense
 27/04 - Inglesa: Rodada dupla de Donington Park remarcada para o mês de julho
 27/04 - Resultado da Grand-Am na Virgínia
 27/04 - Forgaty/Gurney levaram a melhor na segunda etapa da Grand-Am
 27/04 - Vilarinho ganhou também a corrida do domingo
 26/04 - Pontuação da Fórmula Truck
 26/04 - Geraldo Piquet encabeçou a dobradinha da Mercedes no Ceará
 26/04 - Resultado da etapa cearense da Truck
 26/04 - A classificação do Trofeo
 26/04 - Resultado da segunda etapa do Maserati
 26/04 - Queirolo ganhou a segunda consecutiva no Trofeo Maserati
 26/04 - Fórmula Truck: Fogaça e Urubatan Jr tem problemas em Fortaleza
 26/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa abandona na estréia em oval
 26/04 - A pontuação do GT3
 26/04 - Resultados das provas do GT3 em SP
 26/04 - Derani e Ricci fecharam na frente a prova da GT3 neste domingo

... 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados