Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 26/04 - Com sobras, Button venceu no Bahrain
 26/04 - Os números do “circo”
 26/04 - Resultado do GP do Bahrain
 26/04 - Vitte venceu de ponta a ponta a prova da Clio em SP
 26/04 - Razia ganhou na GP2 Series Ásia
 25/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa larga da 11ª fila na estréia em oval
 25/04 - Piquet e Cirino: dobradinha da Mercedes para o grid no CE
 25/04 - Classificação foi loteria para Djalma Fogaça
 25/04 - Vilarinho ganhou a corrida deste sábado na Virgínia
 25/04 - Mitsubishi Cup: Varela/Macedo são 3º em Ribeirão Preto
 25/04 - Dahruj/Guerra alinharão na pole do Maserati em S. Paulo
 25/04 - Indy Lights: Brasileiros fazem bons treinos neste sábado no oval de Kansas
 25/04 - Vitte será o pole da Clio neste domingo em Interlagos
 25/04 - Com chuva, Djalma Fogaça é o mais rápido em Fortaleza
 25/04 - Trulli vai encabeçar a dobradinha da Toyota no Bahrain
 25/04 - Os tempos da última sessão de treinos livres no Ceará
 25/04 - Os tempos do 3º treino da Truck em Eusébio
 25/04 - Rafael e Constantino são os poles do GT3 em Interlagos
 25/04 - GT3: Os tempos da segunda classificatória
 25/04 - GT3: Resultado da primeira classificatória

... 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados