Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/04 - Paulista de kart prosseguiu em Interlagos
 21/04 - Paulista de Kart: Resultados da Biland Senior/S. Senior
 21/04 - Paulista de Kart: Resultado da Cadete
 21/04 - Paulista de Kart: Resultado da Mirim
 21/04 - Paulista de Kart: Resultado da Graduados
 21/04 - Paulista de Kart: Resultado da Júnior Menor
 21/04 - Paulista de Kart: Resultado da Júnior
 20/04 - Placar Brasil: de Ferran, Melo Jr e Kanaan movimentaram os rankings
 20/04 - Porsche: Constantino Jr segue imbatível na GT3 Cup Challenge
 20/04 - Porsche: Veja a classificação da “Cup”
 20/04 - Confira os resultados do GT3 Cup Challenge
 20/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa abandona em Long Beach
 20/04 - Super GT: João Paulo de Oliveira assume vice-liderança no Japão
 19/04 - Resultado da prova da ALMS em Long Beach
 19/04 - De Ferran ganhou a disputa da ALMS em Long Beach
 19/04 - Vettel encabeçou a dobradinha da Red Bull em Xangai
 19/04 - Resultado final da corrida na China
 19/04 - Os números da Fórmula 1
 16/04 - Inglesa: Victor Corrêa satisfeito por conhecer o traçado Silverstone GP
 16/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa crê em treinos livres para melhorar desempenho

... 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados