Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/04 - Paulista de kart prosseguiu em Interlagos
 21/04 - Paulista de Kart: Resultados da Biland Senior/S. Senior
 21/04 - Paulista de Kart: Resultado da Cadete
 21/04 - Paulista de Kart: Resultado da Mirim
 21/04 - Paulista de Kart: Resultado da Graduados
 21/04 - Paulista de Kart: Resultado da Júnior Menor
 21/04 - Paulista de Kart: Resultado da Júnior
 20/04 - Placar Brasil: de Ferran, Melo Jr e Kanaan movimentaram os rankings
 20/04 - Porsche: Constantino Jr segue imbatível na GT3 Cup Challenge
 20/04 - Porsche: Veja a classificação da “Cup”
 20/04 - Confira os resultados do GT3 Cup Challenge
 20/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa abandona em Long Beach
 20/04 - Super GT: João Paulo de Oliveira assume vice-liderança no Japão
 19/04 - Resultado da prova da ALMS em Long Beach
 19/04 - De Ferran ganhou a disputa da ALMS em Long Beach
 19/04 - Vettel encabeçou a dobradinha da Red Bull em Xangai
 19/04 - Resultado final da corrida na China
 19/04 - Os números da Fórmula 1
 16/04 - Inglesa: Victor Corrêa satisfeito por conhecer o traçado Silverstone GP
 16/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa crê em treinos livres para melhorar desempenho

... 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados