Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Prost: do sonho às portas da falência
Sexta-feira, 23 de Novembro de 2001
 
O francês Alain Prost, quando piloto, foi um dos mais expressivos de toda a história da Fórmula 1, tendo arrebatado quatro títulos mundiais e alcançado impressionantes 51 vitórias, um recorde que só foi superado neste ano pelo alemão Michael Schumacher.

Depois de ter deixado as pistas em 1993, após ter disputado nada menos que 199 Grandes Prêmios, Alain começou a sonhar em ter um time francês forte no mundial de Fórmula 1.

O pontapé inicial na direção de tornar seu sonho uma realidade, foi dado pelo francês quando ele adquiriu de seu compatriota Gui Ligier toda a estrutura da então equipe Ligier, que entre os anos de 1976 e 96 havia ganho 9 corridas, a primeira delas através do também francês Jacques Laffite, no GP da Suécia, em 1977.

Sonho ou pesadelo?

O sonho de Alain (ou pesadelo) teve início junto com a temporada de 1997, quando já denominada Prost Grand Prix, a equipe contava com os motores japoneses da Mugen-Honda.

No ano seguinte começou a seqüência de três temporadas em que os carros foram empurrados por motores Peugeot, o que acabou sendo um fiasco, fato que empurrou Alain cada vez mais para próximo de um buraco.

No início desta temporada, Prost recebeu uma injeção financeira significativa quando o brasileiro Pedro Paulo Diniz comprou 40% das ações de seu time.

Com os Dólares que recebeu de Diniz, Prost decidiu instalar motores Ferrari nos carros do time, que em momento algum andaram bem, já que a grana foi suficiente apenas para os motores, sem os câmbios que completariam o conjunto.

A seqüência de anos ruins foi afastando possíveis investidores, e acabou enchendo a paciência de Pedro Diniz, que depois de ter tido a recusa de seu sócio à proposta que fez de compra do restante das ações do time passou a mão no boné, retornando para o Brasil.

Alain começou uma romaria pelo planeta afora caçando níqueis para poder reerguer seu time, e numa das escalas que fez, encontrou um príncipe Árabe cheio da grana que poderia salvá-lo da bancarrota.

As conversas entre ambos, porém, ficaram apenas no blá, blá, blá, e Prost não conseguiu um tostão sequer para honrar o compromisso que teria de assumir com a Ferrari para continuar a usar os motores em 2002.

A concordata do time, decretada hoje pela justiça francesa, pode ser apenas mais um suspiro.

Inicialmente, Prost se recusou a falar sobre a concordata, mas numa entrevista coletiva dada no final da tarde na França disse o óbvio: "Precisamos de um grande patrocinador para salvar a nossa situação"...

Comovente, mas possivelmente ineficaz no sentido de salvar a equipe. Não duvide que o "circo" pode ter dois carros a menos nos grids das corridas de 2002...
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/04 - Inglesa: Rodada dupla em Donington Park é adiada por falta de segurança
 15/04 - Super GT: João Paulo de Oliveira busca manter a liderança no Japão
 15/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa encara mais uma corrida de rua nos EUA
 13/04 - Vanthoor e Dusseldorp ganharam na alemã. Suzuki garantiu presença no pódio
 13/04 - Alemã: Resultados de Oschersleben
 13/04 - A classificação da Alemã
 13/04 - Ricciardo foi o nome na abertura da Britânica
 13/04 - Resultados das corridas no Oulton Park
 13/04 - Os números da Britânica
 13/04 - Mineiro Victor Corrêa sobe no pódio na Inglaterra
 12/04 - Por “um enésimo”, Campos ganhou a primeira da Pick Up Racing
 12/04 - Antonio Pizzonia se aproxima da liderança do campeonato
 12/04 - Valdeno venceu de ponta a ponta a segunda etapa da V8
 12/04 - Vitória baiana na segunda da Stock Júnior
 12/04 - Sorocabano Fábio Fogaça assume liderança da Stock Jr.
 11/04 - Chilton e Grubmüller serão os poles no Oulton Park
 11/04 - Os grids da Britânica
 11/04 - O grid completo da Stock Car V8
 11/04 - Brito Filho largará na pole pela V8
 11/04 - Coelho sairá na frente na primeira da Pick Up Racing

... 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados