Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/04 - Nunes leva o verde e amarelo ao topo do pódio na Ásia
 04/04 - Watts surpreende e conquista a pole da LMS
 04/04 - O grid completo da Le Mans Series em Barcelona
 04/04 - Button conquista sua segunda pole consecutiva no “circo”
 03/04 - Duas poles brazucas em St Petersburg
 03/04 - Veja os tempos do 2º treino da ALMS em "St. Pete"
 03/04 - de Ferran comandou o primeiro treino da ALMS
 03/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa espera largar bem em St. Petersburg
 02/04 - Os inscritos da ALMS em "St. Pete"
 02/04 - “Paulistão” prossegue neste final de semana
 02/04 - Trulli recuperou 3ª posição da corrida australiana
 02/04 - Dois brazucas disputam a prova da LMS na Catalunha
 02/04 - Os inscritos na primeira da LMS
 02/04 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa pronto para início de temporada nos EUA
 01/04 - Inglesa: Victor Corrêa finaliza testes de pré-temporada em Silverstone
 01/04 - Pilotos e equipes da Indy Lights
 01/04 - Pilotos e equipes da Fórmula Indy
 01/04 - Clima variou bastante na 2ª rodada do “Light”
 01/04 - Paulista Light: Resultado da Sprinter B
 01/04 - Paulista Light: Resultado da Sprinter A

... 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados