Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 01/04 - Paulista Light: Resultado da Master B
 01/04 - Paulista Light: Resultado da Master A
 01/04 - Paulista Light: Resultado da Super Senior
 01/04 - Paulista Light: Resultado da Júnior Menor
 01/04 - Paulista Light: Resultado da Júnior
 01/04 - Paulista Light: Resultado da Cadete
 01/04 - Paulista Light: Resultado da Mirim
 31/03 - Inglesa: Victor Corrêa contente com primeiro dia de testes em Silverstone
 31/03 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa estréia nas ruas de St. Petersburg
 30/03 - Inglesa: Mineiro Victor Correia volta às pistas em Silverstone
 29/03 - Pachenki: de ponta a ponta na abertura da Copa Vicar
 29/03 - Como terminou a corrida da V8
 29/03 - Zonta ganhou, mas foi Salustiano quem fez a festa na primeira da V8
 29/03 - Carvalho venceu a primeira da Stock Júnior
 28/03 - O grid completo para a corrida da V8 em Interlagos
 28/03 - “Salu” surpeende e conquista a pole para a prova em Interlagos
 28/03 - Pizzonia larga na quarta fila na abertura do campeonato em Interlagos
 27/03 - Os tempos da segunda sessão de treinos
 27/03 - As marcas do primeiro treino em Melbourne
 27/03 - Rosberg ditou o ritmo e Barrichello foi 2º na Austrália

... 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados