Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sonho de Fórmula 1: Dallara e Lola salvaram-se; Reynard faliu
Terça-feira, 31 de Agosto de 2004
 
O sonho de fazer sucesso na Fórmula 1 já levou a falência algumas construtoras de chassis que sempre se saíram bem em categorias como Fórmula 3, Fórmula 3000 e até mesmo produzindo protótipos. A própria Dallara, que agora volta a ter interesse na principal categoria do automobilismo mundial passou por dificuldades no período em que esteve junto com a Scuderia Italia entre 1988 e 1992.

?Decidimos não investir muito dinheiro na Fórmula 1. Eu dei a eles todo o suporte técnico, pessoal e intelectual. Posso dizer que usamos apenas 30% de nossas capacidades e mesmo assim foi uma situação difícil de controlar?, lembra-se Giampaolo Dallara, fundador da empresa que hoje atua com sucesso na Fórmula Indy, Fórmula 3 e World Series By Nissan.

Em 1999, a empresa voltou a tentar estrear na Fórmula 1 onde construiu, a pedido da Honda, um monoposto completamente novo. O projeto não foi a frente devido a morte do projetista Harvey Postlethwaite e a montadora japonesa decidiu retornar à categoria apenas como fornecedora de motores.

Quem quase sucumbiu nessa idéia foi a Lola, que em 1997 investiu todo seu potencial num carro que sequer conseguiu classificar-se para a primeira corrida daquela temporada, com os pilotos Vicenzo Sospiri e Ricardo Rosset. O resultado foi tão ruim que a principal patrocinador, a Mastercard, pulou do barco antes que ele afundasse.

As dívidas foram tantas e o retorno tão pouco que o fundador da companhia Eric Broadley foi forçado a vende-la para o irlandês Martin Birrane, que fez uma reformulação completa em toda sua estrutura e recolocou a Lola no caminho de vitórias e conquistas.

Melhor sorte não teve a Reynard, cujo fundador ? Adrian Reynard ? sempre quis fazer sucesso na Fórmula 1. A empresa chegou a participar do projeto do Benetton B192 (onde inclusive vendeu sua fábrica em Enstone para a equipe) e do carro usado pela Pacific em 1994. Já nessa tentativa, quase foi a falência mas foram salvos pelo sucesso na Fórmula 3000 e Fórmula CART, onde apareceu muito bem.

Ainda sem abandonar o sonho, Adrian Reynard associou-se a British American Racing, onde tinha 15% das ações da equipe. Com um carro ruim, a empresa nunca mais conseguiu se estabelecer de mais um prejuízo e acabou fechando as portas em 2002, sendo forçada a vender seu espólio para Derrick Walker e Don Panoz.

Resta saber se a Dallara conseguirá sair ilesa dessa nova tentativa de fazer um carro de sucesso na principal categoria do automobilismo mundial.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 26/03 - Antonio Pizzonia é o número 1 na nova Stock Car
 26/03 - Crescem os números do Placar Brasil
 26/03 - N.-Americano de Turismo: Confira os números
 26/03 - N.-Americano de Turismo: resultado da 1ª etapa
 25/03 - F-BMW Américas – Resultado da 1ª. e 2ª. Etapas
 25/03 - Antonio Pizzonia avalia início da nova Fórmula 1
 25/03 - Disputas acirradas marcaram a 2ª. Etapa do Paulista
 25/03 - Paulista de Kart: resultado da Graduados
 25/03 - Paulista de Kart: resultado da Júnior
 25/03 - Paulista de Kart: resultado da Júnior Menor
 25/03 - Paulista de Kart: resultado da Cadete
 25/03 - Paulista de Kart: resultado da Mirim
 24/03 - Antonio Pizzonia tem boas impressões do novo carro da Stock
 24/03 - Mais dois títulos e um vice para os kartistas brasileiros
 24/03 - Os números finais do FWT
 23/03 - Pizzonia vai correr pela Amir Nasr Racing
 23/03 - Super GT: Brasileiro João Paulo de Oliveira vence no Japão
 23/03 - Indy Lights: Rodrigo Barbosa completou testes coletivos no Alabama (EUA)
 22/03 - Melo Júnior venceu pela segunda vez em Sebring
 21/03 - Audi R15 bateu os Peugeot na estréia nas pistas

... 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados