Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
Segunda-feira, 24 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da primeira edição do  Speed On Line , de 26 de março de 1998.

O Diretor Técnico da Williams, Patrick Head, criticou a FIA por, em sua opinião, ?estar operando o Campeonato de F-1 com regras de critérios vagos?. Segundo Head, quando uma equipe tem alguma idéia nova, tem que submetê-la à comissão técnica da entidade e aguardar um parecer.

Se o novo dispositivo for considerado legal, a equipe terá permissão para produzí-lo. Caso a idéia seja considerada como fora do regulamento, a FIA enviará um comunicado.

O sistema de freios da McLaren foi o estopim da polêmica para todas as equipes. Head acha que o correto seria um regulamento mais rígido, no qual as equipes não precisariam consultar a FIA e, desta forma, ficarem à mercê de interpretações da Comissão Técnica. "O problema é que com o regulamento desta forma, a FIA pode interpretá-lo da maneira que quiser, e quando quiser", resumia.

O estopim do problema foi o polêmico sistema de freios da McLaren, considerado legal pela entidade. Várias equipes reclamaram contra o sistema, alegando que se tratava de um tipo de controle de tração ou um sistema de direção nas quatro rodas.

O polêmico sistema de freios do time de Woking funciona por meio de um terceiro pedal e um dispositivo que, quando acionado, direciona mais força frenante para uma das duas rodas traseiras. Desta forma, ao acionar o pedal e o dispositivo, o piloto impede que as rodas patinem, o que facilita a entrada e saída do monoposto nas curvas.

As equipes também suspeitam que o sistema possua algum tipo de controle eletrônico ? o que configuraria auxílio eletrônico ao piloto, proibido no regulamento.

Segundo Jacques Villeneuve, da Williams, que vem desenvolvendo um sistema semelhante, mas completamente mecânico, seria impossível para o piloto modular a força correta a ser aplicada ao freio e ainda precisar o momento exato de fazê-lo.

De qualquer forma, a FIA nega todas as hipóteses levantadas pelas equipes rivais da McLaren. Para Patrick Head, o episódio marcou um bom momento de rever o regulamento da F-1. "Hoje, quando uma equipe submete alguma idéia à FIA e esta é aprovada, só ela equipe fica sabendo. As demais, que por sua leitura do regulamento possam ter achado que o dispositivo seria ilegal, acabam prejudicadas", disse Patrick, que bate na tecla de um regulamento mais exato e sem necessidade de interpretações da Federação internacional de Automobilismo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/03 - Veja o resultado da "12 Horas de Sebring"
 19/03 - Confira os inscritos na "12 Horas de Sebring"
 19/03 - Super GT: João Paulo de Oliveira pronto para o início da temporada no Japão
 18/03 - Rodrigo Barbosa testa pela Indy Lights em Birmingham, no Alabama
 18/03 - Cross Country: Varela e Macedo recebem prêmio da Fasp nesta quinta-feira
 17/03 - Inglesa: Mineiro Victor Correia finaliza testes em Rockingham
 17/03 - Pilotos do FWT movimentaram os rankings
 17/03 - Brasil já tem um campeão e um vice na temporada 2009
 16/03 - Inglesa: Mineiro Victor Corrêa testa nesta terça-feira em Rockingham
 16/03 - Cross Country: Varela e Macedo foram os vencedores do III Rally de Barretos
 13/03 - Pai e filho competem na abertura do Brasileiro de Cross Country em Barretos
 12/03 - Equipe e piloto brasileiros vão disputar Fórmula Indy Lights
 11/03 - Os números da Porsche GT3 Cup
 11/03 - Resultados da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil em Curitiba
 11/03 - Constantino foi o nome na abertura da Porsche GT3 Cup
 11/03 - Segunda etapa do “Paulistão” movimentou Interlagos
 11/03 - Resultado da Stock Paulista
 11/03 - Paulista: Resultado da Fórmula São Paulo
 11/03 - Paulista: Resultado da Spyder Race
 11/03 - Paulista: Resultado da Super Fórmula 2000

... 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados