Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/03 - Sorocabano Djalma Fogaça vai brigar pela vitória em Guaporé (RS)
 06/03 - Sorocabano Djalma Fogaça começa na frente em Guaporé (RS)
 03/03 - Fórmula Truck abrirá domingo a temporada 2009
 25/02 - Inglesa: Mineiro Victor Corrêa estréia com carro da Litespeed em Snetterton
 24/02 - Há três brazucas na frente, e dois são vice-líderes de tabelas
 24/02 - Brazucas do FWT aumentaram os totais dos rankings
 24/02 - Os inscritos no Mundial de Turismo
 19/02 - Kartódromo paulistano reuniu 64 pilotos na abertura do Paulista
 19/02 - Paulista de Kart: resultados da Biland Senior/S. Senior
 19/02 - Paulista de Kart: resultado da Graduados
 19/02 - Paulista de Kart: resultado da Junior
 19/02 - Paulista de Kart: resultado da Júnior Menor
 19/02 - Paulista de Kart: resultado da Cadete
 19/02 - Paulista de Kart:: resultado da Mirim
 19/02 - “Batalha Naval” e o “chove-pára” na abertura do "Paulistão"
 19/02 - Resultado da Stock Paulista
 19/02 - Paulista: Resultados da Spyder Race
 19/02 - Paulista: Resultados de Marcas
 19/02 - Paulista: Resultado da F-São Paulo
 19/02 - Paulista: Resultados da F.Livre/Históricos V8

... 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados