Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/03 - Sorocabano Djalma Fogaça vai brigar pela vitória em Guaporé (RS)
 06/03 - Sorocabano Djalma Fogaça começa na frente em Guaporé (RS)
 03/03 - Fórmula Truck abrirá domingo a temporada 2009
 25/02 - Inglesa: Mineiro Victor Corrêa estréia com carro da Litespeed em Snetterton
 24/02 - Há três brazucas na frente, e dois são vice-líderes de tabelas
 24/02 - Brazucas do FWT aumentaram os totais dos rankings
 24/02 - Os inscritos no Mundial de Turismo
 19/02 - Kartódromo paulistano reuniu 64 pilotos na abertura do Paulista
 19/02 - Paulista de Kart: resultados da Biland Senior/S. Senior
 19/02 - Paulista de Kart: resultado da Graduados
 19/02 - Paulista de Kart: resultado da Junior
 19/02 - Paulista de Kart: resultado da Júnior Menor
 19/02 - Paulista de Kart: resultado da Cadete
 19/02 - Paulista de Kart:: resultado da Mirim
 19/02 - “Batalha Naval” e o “chove-pára” na abertura do "Paulistão"
 19/02 - Resultado da Stock Paulista
 19/02 - Paulista: Resultados da Spyder Race
 19/02 - Paulista: Resultados de Marcas
 19/02 - Paulista: Resultado da F-São Paulo
 19/02 - Paulista: Resultados da F.Livre/Históricos V8

... 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados