Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 19/02 - Paulista: Resultado da Antigomobilismo/Copa Fusca
 19/02 - Ford apresenta sua equipe oficial na Fórmula Truck
 19/02 - Fórmula Truck: Equipe de Djalma Fogaça renova com a Mastermidia
 19/02 - Super Fórmula 2.0 – Instituto Mauá começa lacrar motores nesta sexta
 15/02 - Loeb venceu sobre a neve na Noruéga
 15/02 - Confira os dez primeiros na tabela do Mundial
 15/02 - Veja o resultado da rodada norueguesa do WRC
 12/02 - Noruega será o palco de nova caçada a Loeb
 12/02 - Boas chances de movimentação dos rankings neste final de semana
 11/02 - Movimentação dos dois lados do muro em Sampa
 11/02 - Programação do Paulista de Kart
 11/02 - Programação do Paulista de Velocidade no Asfalto
 09/02 - F-3000: Contaram o milagre, mas não o santo...
 08/02 - Agendão 2009 - Exterior - 1º trimestre
 07/02 - Agendão Brasil e América do Sul: Confira as datas das provas
 07/02 - Agendão 2009 - Brasil e América do Sul - 4º trimestre
 07/02 - Agendão 2009 - Brasil e América do Sul - 3º trimestre
 07/02 - Agendão 2009 - Brasil e América do Sul - 2º trimestre
 07/02 - Agendão 2009 - Brasil e América do Sul - 1º trimestre
 06/02 - Programe-se com o "Agendão"

... 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados