Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Stock Car: A Stock Car está de volta a Curitiba
Sexta-feira, 18 de Maio de 2001
 
Pouco mais de um mês após realizar lá a prova de abertura do campeonato - no dia 8 de abril - a Stock Car V-8 volta ao Autódromo Internacional de Curitiba, onde neste final de semana realiza a terceira etapa do Campeonato Brasileiro.

Como aconteceu no mês passado, a categoria que agora é equipada com motores V-8 norte-americanos terá em sua programação a companhia da divisão Light, da qual os pilotos também estarão cumprindo a rodada de número 3 do certame.

No mês passado o programa teve também a previsão da realização de duas corridas da Fórmula Chevrolet, categoria que não estará presente desta vez, voltando à atividade apenas no dia 3 de junho, em Goiânia, quando o programa prevê descanso para os pilotos da Stock Light.

Como foi a disputa anterior

Os treinos livres para a prova de 8 de abril começaram dois dias antes do que normalmente ocorre, dando aos pilotos da Stock Car a chance de se adaptarem aos cerca de 100 cavalos a mais que o propulsor V-8 têm em relação aos motores que eram usados até o ano passado.

Na adaptação à cavalaria adicional, muitas escapadas de pista aconteceram, e dois pilotos acabaram batendo bastante violentamente contra as proteções: o paulista Xandy Negrão e o carioca Sandro Tannuri.

Quando começaram os treinos oficiais, todos já estavam mais adaptados aos propulsores produzidos na Terra de Tio Sam, o que todavia não impediu que os ensaios tivessem de ser interrompidos algumas vezes para que carros pudessem ser retirados das áreas de escape.

Coube ao campeão das duas últimas temporadas, Chico Serra, o privilégio de ser o primeiro a "implodir" a melhor marca da Stock Car no circuito curitibano. No segundo treino oficial, o paulista completou uma volta pelo anel externo em 51s418, baixando em 2s073 o tempo que lhe garantira a pole position para a prova disputada em 29 de outubro de 2000, quando saiu na frente graças à marca de 53s491.

Na sessão classificatória realizada no dia 7 de abril Serra foi de novo o melhor, "virando" 51s792, contra 52s060 de Xandy Negrão, seu companheiro na primeira fila. Durante praticamente metade da corrida realizada no dia seguinte, Serra e Negrão travaram disputas bastante interessantes, que duraram até que o campineiro Xandy ficasse completamente sem freios em seu carro, desistindo da prova. Com a pista totalmente livre à frente, Chico rumou para a vitória, seguido de Rogério Motta e Beto Giorgi. O paulista Motta, porém foi um dos nada menos que 19 pilotos punidos por ultrapassar a velocidade limite nos boxes ou ultrapassar sob bandeira amarela, o que fez com que Chico Subisse ao pódio acompanhado do também paulista Beto Giorgi e do paranaense Alceu Feldmann.

Novos parâmetros

Para a rodada que acontece neste final de semana, os parâmetros serão outros, já que a Stock Car V-8 vai usar o circuito completo do Autódromo Internacional de Curitiba, onde cada volta têm 3.707 metros.

Nas duas vezes em que correu na pista situada no município de Pinhais no ano passado - em 6 de agosto e 29 de outubro - as provas da Stock Car foram disputadas no anel externo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/02 - Agendão 2009 - Geral - 4º trimestre
 06/02 - Agendão 2009 - Geral - 3º trimestre
 06/02 - Agendão 2009 - Geral - 2º trimestre
 06/02 - Agendão 2009 - Geral - 1º trimestre
 06/02 - Mineiro Victor Corrêa viaja para disputar a principal Fórmula 3 do mundo
 04/02 - Premiação da CBA acontecerá em 15 de março
 02/02 - Buzaid disputará o inglês pela T-Sport
 02/02 - João Paulo de Oliveira disputa sua sexta temporada seguida no Japão
 02/02 - Super Fórmula 2.0 ? Primeiro encontro da categoria foi um sucesso!
 01/02 - Os resultados brazucas no FWT
 01/02 - Janeiro terminou com movimentações no Placar Brasil
 30/01 - Victor Corrêa acerta com a Litespeed para a disputa da F3 Inglesa
 30/01 - Gatti assumirá presidência do CNK
 28/01 - Escola de Pilotagem Alpie renova parcerias
 28/01 - Aston Martin terá dois carros na classe LMP1 da 24 Horas de Le Mans
 25/01 - É de dez voltas a vantagem dos líderes em Interlagos
 23/01 - Definidas as datas dos treinos coletivos
 23/01 - GT3 Brasil e Trofeo Maserati farão provas conjuntas
 21/01 - Mineiro Victor Corrêa renova parceria com a Mastermidia Marketing
 20/01 - BMW-Sauber apresentou seu novo modelo na Espanha

... 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados