Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/12 - F-São Paulo: Victor Corrêa parabeniza Henrique Lambert pela conquista
 15/12 - Fernando Galera quer brigar pelo título em 2009
 15/12 - Fórmula São Paulo: Campeão Henrique Lambert vence última etapa
 12/12 - ?Xandynho? e Starostik vão defender a Medley em 2009
 12/12 - F-São Paulo: Henrique Lambert confiante para as provas finais da temporada
 12/12 - Fórmula São Paulo: Campeão Henrique Lambert larga na 1ª fila em Interlagos
 12/12 - Victor Corrêa gostou do teste em Interlagos
 11/12 - F-São Paulo: Campeão Henrique Lambert busca sexta pole da temporada
 11/12 - Super Fórmula 2.0: Sara Sanchez foi atração nos testes em Interlagos
 11/12 - Stock Jr. : Fábio Fogaça contente com sua 1ª temporada no automobilismo
 10/12 - ?Rally dos Amigos? definiu títulos do Brasileiro de Cross Country
 10/12 - Quem fez a história do "Amigos"
 10/12 - Resultado geral da categoria "Carros"
 10/12 - Resultado da categoria "Caminhões"
 10/12 - Final de semana terá duas atrações para amantes do Endurance
 10/12 - Átila Abreu é eleito ?Revelação do Ano? da temporada 2008 da Stock Car
 10/12 - Mineiro Victor Corrêa vai testar Fórmula 3 em Interlagos
 10/12 - Arrancada: Alejandro Sanchez não participa do Festival de Arrancada em 2008
 10/12 - Confraternização foi a tônica no I GP RBC de Kart
 10/12 - Paulista Light: Resultado e premiação da Graduados

... 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados