Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 10/12 - Paulista Light: Resultado e premiação da Novatos
 10/12 - Paulista Light: Resultado e premiação da Sênior A
 10/12 - Paulista Light: Resultado e premiação da Super Master
 10/12 - Paulista Light: Resultado e premiação da Júnior
 10/12 - Paulista Light: Resultado e premiação da Júnior Menor
 10/12 - Paulista Light: Resultado e premiação da Cadete
 10/12 - Paulista Light: Resultado e premiação da Mirim
 09/12 - Super Fórmula 2.0 dá o pontapé inicial nesta semana em Interlagos
 09/12 - Djalma Fogaça comemora evolução do motor eletrônico em 2008
 09/12 - Pizzonia contente com temporada bastante intensa em 2008
 09/12 - F-São Paulo: Campeão Henrique Lambert quer vencer as provas finais de 2008
 09/12 - DVD do ?Sertões? será lançado nesta 3ª em SP
 08/12 - Todos os campeões da Copa Vicar*
 08/12 - Salustiano venceu, e Fábio Carreira é o campeão da Copa Vicar
 08/12 - A classificação final da Copa Vicar
 08/12 - Resultado da última etapa da Copa Vicar
 08/12 - Maurício na Eurofarma-RC em 2009
 08/12 - Lapenna venceu e ficou com o vice da Pick Up Racing
 08/12 - Os números finais da Pick Up Racing
 08/12 - Resultado da etapa final da Pick Up Racing

... 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados