Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/12 - Sara Sanchez testará na Super Fórmula 2.0
 08/12 - GT3: Pilotos esperam mais da Ferrari F430 em 2009
 07/12 - Hoffmann cumpriu "roteiro hollywoodiano" no encerramento da carreira
 07/12 - ?Tive dias difíceis?, comentou o campeão
 07/12 - Maurício garantiu o título na vitória de Thiago Camilo
 07/12 - Os números finais da V8
 07/12 - Todos os campeões da Stock Car V8
 07/12 - Os números finais do Brasileiro
 07/12 - Confira o resultado da última do Brasileiro
 07/12 - Veja todos os campeões da Fórmula Truck
 07/12 - Com vitória, Cirino alcançou o tetracampeonato da Truck
 07/12 - O resultado da última etapa da V8
 07/12 - Ricardo Maurício é o campeão da Copa Nextel Stock Car
 07/12 - Marcos Gomes abandona e Ricardo Maurício é campeão em Interlagos
 07/12 - Stock Jr. : Fábio Fogaça abandona na última etapa em Interlagos
 06/12 - Cirino larga na pole position em Brasília
 06/12 - Djalma Fogaça larga na sexta fila no DF
 06/12 - Jr. : Fábio Fogaça larga pela terceira vez na primeira fila em Interlagos
 06/12 - Interlagos vê a última corrida do ?Meninão da Stock Car?
 06/12 - Falhas mecânicas impedem Pizzonia de brigar pela pole

... 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados