Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/12 - Sara Sanchez testará na Super Fórmula 2.0
 08/12 - GT3: Pilotos esperam mais da Ferrari F430 em 2009
 07/12 - Hoffmann cumpriu "roteiro hollywoodiano" no encerramento da carreira
 07/12 - ?Tive dias difíceis?, comentou o campeão
 07/12 - Maurício garantiu o título na vitória de Thiago Camilo
 07/12 - Os números finais da V8
 07/12 - Todos os campeões da Stock Car V8
 07/12 - Os números finais do Brasileiro
 07/12 - Confira o resultado da última do Brasileiro
 07/12 - Veja todos os campeões da Fórmula Truck
 07/12 - Com vitória, Cirino alcançou o tetracampeonato da Truck
 07/12 - O resultado da última etapa da V8
 07/12 - Ricardo Maurício é o campeão da Copa Nextel Stock Car
 07/12 - Marcos Gomes abandona e Ricardo Maurício é campeão em Interlagos
 07/12 - Stock Jr. : Fábio Fogaça abandona na última etapa em Interlagos
 06/12 - Cirino larga na pole position em Brasília
 06/12 - Djalma Fogaça larga na sexta fila no DF
 06/12 - Jr. : Fábio Fogaça larga pela terceira vez na primeira fila em Interlagos
 06/12 - Interlagos vê a última corrida do ?Meninão da Stock Car?
 06/12 - Falhas mecânicas impedem Pizzonia de brigar pela pole

... 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados