Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Domingo começou com vitória brasileira na Austrália
Domingo, 24 de Outubro de 2004
 
O brasileiro Bruno Junqueira não pode reclamar que a sorte não esteve ao seu lado neste domingo. Podendo dar adeus as chances de conquistar seu primeiro título na Fórmula CART, o piloto venceu a "Lexmark Indy 300", corrida disputada nas ruas de Surfer?s Paradise, e empurrou a decisão para a etapa final da temporada.

Saindo em terceiro no grid, o piloto da Newman-Haas Racing chegou a ser ultrapassado por A.J. Allmendinger na largada, mas recuperou a posição na volta seguinte e passou a acompanhar de camarote a aproximação de Sebastien Bourdais para cima do pole position Paul Tracy. O francês chegou a tentar uma manobra, colocando o carro lado a lado do canadense no 11º giro, mas sem sucesso.

Parecia que Junqueira teria mesmo que se contentar com a terceira colocação. A cada volta que passava ele via sua desvantagem para Bourdais crescer, mas enquanto Tracy diminuía o ritmo para poupar equipamento e sem que o francês conseguisse deixa-lo para trás, o brasileiro foi tirando a diferença até que encostou definitivamente num trenzinho que era formado ainda pelo mexicano Mario Dominguez, este na quarta posição.

Mas a própria equipe que pode ser acusada de lhe tirar alguns bons resultados anteriormente, trabalhou da forma correta desta vez. Durante a segunda bandeira amarela da prova, provocada por uma rodada isolada de Mario Haberfeld, ele parou nos boxes para mais uma troca de pneus e reabastecimento. Seus mecânicos trabalharam mais e Junqueira deixou Bourdais para trás. O engenheiro do francês reclamou que o brasileiro tinha ultrapassado depois da linha que delimita o fim dos boxes, mas os comissários desportivos da Champ Car não aceitaram a argumentação.

O novo líder era A.J. Allmendinger, que vinha numa estratégia diferente junto com Patrick Carpentier, o segundo colocado, e Justin Wilson, em quarto, que se colocou entre o canadense e o brasileiro. Melhor para Tracy que conseguiu até abrir uma cômoda vantagem e o script parecia pronto para mais uma vitória do atual campeão da categoria.

Mas a partir daquele momento, a sorte que esteve ausente em outras corridas começou a sorrir para Bruno Junqueira. Tracy não passou em branco e cometeu um erro sozinho na Curva 3, despencando assim para a quinta colocação. Com isso, a partir da 40ª volta o brasileiro assumiu a liderança, mas não de forma tranqüila.

A emoção da corrida passou a ser em relação a uma nova parada nos boxes, pois todos os líderes tinham feito seus reabastecimentos na 31ª volta e não daria para seguir tranqüilo até a 57ª passagem. Andar forte ou conservar combustível pensando em mais uma bandeira amarela? Essa era a dúvida dos engenheiros, que acabaram mandando seus pilotos pisarem fundo no acelerador.

E assim Junqueira, Bourdais e Dominguez passaram a fazer sucessivas voltas mais rápidas, andando na casa de 1min34s, para abrirem o máximo de vantagem possível e fazerem um rápido "splash and go" no final da corrida. E essa foi a decisão mais acertada, pois todos os líderes tiverem que entrar novamente nos boxes faltando quatro voltas para a bandeira quadriculada, justamente no momento mais dramático da prova.

O canadense Patrick Carpentier, que vinha com seu aerofólio dianteiro praticamente solto desde as voltas iniciais, acabou perdendo o componente aerodinâmico de vez e chocou-se violentamente contra o muro, tendo que sair do circuito australiano dentro de uma ambulância.

A essa altura já não era mais possível ser agitada novamente a bandeira verde, sendo que a corrida terminou com o Safety Car a frente de todos os adversários e dando a Bruno Junqueira sua segunda vitória na temporada (a outra foi em Montreal). Sebastien Bourdais foi o segundo colocado e a festa no pódio ficou completa com a presença do mexicano Mario Dominguez.

Confira como terminou a corrida:

1º) Bruno Junqueira (BRA, Newman-Haas Racing), 57 voltas em 1m46s45s941
2º) Sebastien Bourdais (FRA, Newman-Haas Racing), a 1s199
3º) Mario Dominguez (MEX, Herdez Competition), a 1s363
4º) Paul Tracy (CAN, Team Forsythe), a 1s916
5º) Ryan Hunter-Reay (EUA, Herdez Competition), a 2s080
6º) A.J. Allmendinger (EUA, RuSPORT), a 2s741
7º) David Besnard (AUS, Walker Racing), a 16s110
8º) Justin Wilson (ING, Conquest Racing), a 16s775
9º) Guy Smith (ING, Rocketsports Racing), a 17s426
10º) Nelson Philippe (FRA, Conquest Racing), a 18s205
11º) Roberto Gonzalez (MEX, PKV Racing), a 19s368
12º) Jimmy Vasser (EUA, PKV Racing), a 21s504
13º) Oriol Servia (ESP, Dale Coyne Racing), a 24s373
14º) Mário Haberfeld (BRA, Walker Racing), a 1 volta
15º) Rodolfo Lavin (MEX, Team Forsythe), a 3 voltas
16º) Patrick Carpentier (CAN, Team Forsythe), acidente
17º) Michel Jourdain Jr (MEX, RuSPORT), acidente
18º) Jarek Janis (RCH, Dale Coyne Racing), prob. mecânico
19º) Alex Tagliani (CAN, Rocketsports Racing), acidente

Melhor Volta: Bruno Junqueira (BRA), 1min34s017 (172,232 km/h)
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 25/11 - GT3 Brasil: Ferrari volta a Interlagos após a vitória de Felipe Massa na F1
 23/11 - Os números da Pick Up Racing depois de Tarumã
 23/11 - Pontuação da V8 após Tarumã
 23/11 - Os números finais do Campeonato FIA GT
 23/11 - Resultado do FIA GT na Argentina
 23/11 - Kumpen/Longin venceram na festa da final do FIA GT
 23/11 - Vitória de Bueno na V8 ?incendiou? a última do ano
 23/11 - Festa pernambucana na Stock Júnior
 23/11 - Sondermann não deu chances aos adversários
 23/11 - As posições da classe "I" na 10ª hora
 23/11 - Stock Jr: Fábio Fogaça termina em segundo em Tarumã
 23/11 - Superleague: Pizzonia conquista segundo lugar para o Corinthians em Jerez
 23/11 - Átila Abreu abandona na zona de pontuação em Tarumã
 23/11 - Superleague: Pizzonia foi segundo em Jerez, mas é punido por erro da equipe
 22/11 - Fässler sai na pole, e Negrão da 3ª vaga do grid na final do FIA GT
 22/11 - Os participantes da prova argentina do FIA GT
 22/11 - O grid do FIA GT na Argentina
 22/11 - Sondermann largará na pole pela Pick Up Racing
 22/11 - Finger vai sair na frente pela Stock Júnior
 22/11 - Maurício garantiu a pole da V8 em Viamão

... 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados