Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Super Fórmula 2.0 é lançada no Capacete de Ouro
Terça-feira, 18 de Novembro de 2008
 
Nova categoria de monopostos estréia em 2009 (Foto: Guilherme Neto)
Categoria de monopostos estará no calendário 2009 da Federação de Automobilismo de São Paulo

Além de premiar os grandes destaques do ano no automobilismo brasileiro, o Capacete de Ouro 2008 foi também a plataforma de lançamento da mais nova categoria do esporte a motor nacional: A Super Fórmula 2.0. ?É uma categoria focada para os jovens que saem do kart e hoje em dia têm muito poucas opções de iniciar uma carreira no automobilismo aqui no país?, explica José Eduardo Ávila, da Medrar, idealizador e promotor da competição, que fará parte do calendário 2009 do Campeonato Paulista de Automobilismo no Asfalto, organizado pela FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo) e seus clubes federados.

Além de formar novas estrelas para o automobilismo, o projeto é todo calcado na sustentabilidade, com custo acessível e voltado a todos os envolvidos com as competições. ?Eu costumo fazer um paralelo das corridas de carro com um jogo de vôlei. Na quadra, existe um técnico para seis jogadores. Na pista, são seis técnicos para um jogador só. Vamos dar oportunidade aos verdadeiros profissionais dos boxes. Todos têm a sua importância?, afirma Ávila. A idéia da Medrar é formalizar parcerias com universidades e fazer uma espécie de laboratório de capacitação com estudantes recém-formados de diversas áreas, como engenharia, marketing, nutrição, educação física e jornalismo, e com estudantes de mecânica do Senai.

Além dos fins de semana de competição, na Super Formula 2.0 os treinos particulares serão livres. Os pilotos têm disponibilidade total para realizar testes. ?Os treinos serão livres porque se é uma categoria-escola, os participantes têm que estudar?, comenta o titular da Medrar. As primeiras atividades visando o início da temporada de 2009 acontecerão na primeira semana de dezembro e quatro equipes já estão confirmadas. ?Na premiação do Capacete de Ouro vários pilotos de kart que estavam presentes se interessaram e procuraram mais informações. Isso é bem legal?, afirma.

O campeonato terá 10 rodadas e será disputado com os carros da antiga Fórmula Renault, que existiu no país até 2006. ?Em termos técnicos, o grande diferencial do nosso campeonato é que utilizaremos o álcool como combustível. Optamos pelo biocombustível pensando no futuro das competições de carro e numa maior preservação do meio ambiente?, conta Ávila. O pacote técnico da nova categoria conta com motores 2.0 que atingem até 190 hp, câmbio seqüencial, chassi com monocoque em fibra de carbono e pneus Pirelli.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 25/11 - GT3 Brasil: Ferrari volta a Interlagos após a vitória de Felipe Massa na F1
 23/11 - Os números da Pick Up Racing depois de Tarumã
 23/11 - Pontuação da V8 após Tarumã
 23/11 - Os números finais do Campeonato FIA GT
 23/11 - Resultado do FIA GT na Argentina
 23/11 - Kumpen/Longin venceram na festa da final do FIA GT
 23/11 - Vitória de Bueno na V8 ?incendiou? a última do ano
 23/11 - Festa pernambucana na Stock Júnior
 23/11 - Sondermann não deu chances aos adversários
 23/11 - As posições da classe "I" na 10ª hora
 23/11 - Stock Jr: Fábio Fogaça termina em segundo em Tarumã
 23/11 - Superleague: Pizzonia conquista segundo lugar para o Corinthians em Jerez
 23/11 - Átila Abreu abandona na zona de pontuação em Tarumã
 23/11 - Superleague: Pizzonia foi segundo em Jerez, mas é punido por erro da equipe
 22/11 - Fässler sai na pole, e Negrão da 3ª vaga do grid na final do FIA GT
 22/11 - Os participantes da prova argentina do FIA GT
 22/11 - O grid do FIA GT na Argentina
 22/11 - Sondermann largará na pole pela Pick Up Racing
 22/11 - Finger vai sair na frente pela Stock Júnior
 22/11 - Maurício garantiu a pole da V8 em Viamão

... 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados