Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Dois incêndios podem ter tido a mesma causa
Quinta-feira, 30 de Outubro de 2003
 
O incêndio que destruiu o Volvo de Herberto Heinen na rodada paulista do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, e o fogo que consumiu todo o caminhão do também gaúcho Jorge Fleck (também um Volvo) durante um treino em Guaporé podem ter tido a mesma causa.

Esta conclusão pode ser tirada a partir do que disse o Presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional Nestor Valduga, segundo quem "O fogo no caminhão do Heinen nos alertou a respeito do fato de que o cardã do caminhão passava exatamente embaixo do tanque de Diesel", disse, emendando que "a partir desta constatação, vamos trabalhar para evitar que esse absurdo continue a acontecer", finalizou.

O caminhão de Macarrão e o tamanho da guarnição

Carlos Montagner, o Diretor de Provas do Brasileiro da Fórmula Truck, disse que o incêndio que alijou da corrida em São Paulo o paulista Eduardo Fraguas, o ?Macarrão?, poderia ter sido evitado se o piloto tivesse obedecido a determinação de parar dos Comissários: "Quando o caminhão pegou fogo pela primeira vez, ele atendeu a determinação de entrar nos boxes, onde o incêndio foi apagado. Depois, porém, o Macarrão decidiu seguir na pista, apesar da sinalização para que entrasse na área de serviços", contou Montagner.

Valduga disse que o fogo que tomou conta do bruto de Fráguas foi causado pelo rompimento da mangueira do fluido de freio: "A mangueira se rompeu, e o incêndio começou quando o fluido caiu sobre o tambor, que obviamente estava bastante quente", disse o Presidente do CTDN.

Com relação aos incêndios sucessivos nos brutos, Valduga fez um alerta: "Seria muito interessante que as brigadas de incêndio que atuam na Fórmula Truck se equipassem melhor. É mais ou menos como numa cidade onde há apenas casas térreas, onde uma guarnição de Bombeiros é suficiente. Já numa cidade onde há prédios de 50 andares, é necessário que hajam bem mais guarnições de Bombeiros?, comparou. ?E apagar incêndio num caminhão é bem mais complicado que debelar o fogo num monoposto, por exemplo", finalizou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/11 - O grid da V8 em Brasília
 08/11 - Pizzonia volta à Stock Car largando na penúltima fila
 08/11 - Maurício larga na pole da prova deste domingo no DF
 08/11 - Super GT: João Paulo de Oliveira larga na primeira fila no Japão
 08/11 - Veja os tempos da 2ª parte do "Qualyfing" da V8 o DF
 08/11 - Os tempos do terceiro treino em Tarumã
 08/11 - Os tempos da primeira parte do "Qualyfing" da V8
 08/11 - Daniel conquistou sua segunda pole na temporada
 08/11 - O grid completo da Copa Vicar
 07/11 - Giaffone foi o melhor da F-Truck em Tarumã
 07/11 - As marcas do segundo treino na pista de Viamão
 07/11 - Os tempos do primeiro treino em Tarumã
 07/11 - Khodair foi o destaque do dia pela V8
 07/11 - Os tempos do segundo treino da Stock Car V8 em Brasília
 07/11 - As marcas do primeiro treino da V8 no DF
 07/11 - Osman foi o mais rápido do dia pela Copa Vicar
 07/11 - Copa Vicar: os tempos do segundo treino em Brasília
 07/11 - Copa Vicar: os tempos do primeiro treino
 07/11 - Átila Abreu confiante em boa posição de largada em Brasília
 07/11 - Djalma Fogaça começa bem o fim de semana em Tarumã

... 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados