Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 31/10 - Posses liderou o treino do Porsche GT3 Cup
 31/10 - Barrichello é o grande homenageado do Capacete de Ouro 2008
 26/10 - Veja todos os campeões do DTM
 26/10 - Vitória garantiu o título do DTM a Scheider
 26/10 - Os números do WTCC
 26/10 - Resultados do WTCC em Okayama
 26/10 - Rydell e Coronel venceram na antecipação da festa da SEAT
 26/10 - Briscoe venceu a corrida da F-Indy na Austrália
 25/10 - Ekström é o pole da última rodada do DTM
 24/10 - Foi a vez de Di Resta andar na frente em Hockenheim
 24/10 - Pilotos brasileiros analisam decisão do Mundial de F1 em Interlagos
 24/10 - Seis Audi na frente no primeiro treino do DTM em Hockenheim
 23/10 - Mineiro Victor Corrêa surpreende em seu primeiro teste na F3 Inglesa
 22/10 - Max Wilson correrá pela Eurofarma RC em 2009
 21/10 - Bueno correrá pela WA Mattheis na próxima temporada
 21/10 - Infraero aprova asfalto de Interlagos
 21/10 - Mineiro Victor Corrêa é convidado a testar na F-3 Inglesa
 21/10 - Arrancada: Alejandro Sanchez conquista o hexa-campeonato paranaense
 19/10 - Vitória de Bartels/Bertolini, e o 4º título para o Vitaphone Racing Team
 19/10 - As pontuações do FIA GT

... 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados