Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Pilotos famosos e personagens da história farão palestras em Interlagos
Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2007
 
Numa oportunidade rara, os fãs do automobilismo poderão conhecer os pilotos, e ver de perto as máquinas que ajudaram a construir a história de nosso automobilismo, durante o evento ?Clássicos de Competição?, que terá início nesta quinta-feira (dia 25 de janeiro), e se estenderá até o domingo, dentro das festividades dos 453 anos da capital paulistana.

Além de ministrarem palestras, nomes como Wilsinho Fittipaldi, Emílio Zambello, Bird Clemente, Luis Pereira Bueno, Pedro Vitor Delamare e Jan Balder, vão se misturar ao público para acompanhar de perto as diversas atividades programadas.

?Será uma oportunidade única, pois não é sempre que se pode ver de perto dois ex-pilotos brasileiros de F-1, como Wilsinho Fittipaldi e Luis Pereira Bueno, e ainda outros que tinham todo o potencial para estar na categoria máxima, mas que só não o fizeram por que o esporte no Brasil ainda não tinha essa mentalidade carreirista na época, caso do Bird Clemente, um grande talento dos anos 1960?, diz Sandra Sinicco, do Grupo CASA, empresa que idealizou, e faz a montagem do evento.

Responsável pela elaboração dos roteiros das palestras, Jan Balder fala sobre um dos principais atrativos da programação, que será aberta ao público: ?A idéia é contar a trajetória da fase na qual o automobilismo começou a se profissionalizar, a partir do final dos anos 1950 e durante toda a década seguinte?, diz Balder, que prossegue: ?Começaremos falando das primeiras corridas com equipes de fábrica que se instalaram aqui, como a Vemag e a Willys Overland, empresas que descobriram para os brasileiros o automobilismo como ferramenta de marketing, um termo que sequer existia na época?, finaliza, referindo-se à programação do primeiro dia, quando os palestrantes serão Mário César de Camargo Filho, Bird Clemente e Luis Pereira Bueno.

Na sexta-feira, (dia 26), palestrarão os pilotos Fernando Lopes ?Toco? Martins e Emílio Zambello, abordando a história das equipes das então importantes fábricas Simca e Alfa Romeo, que teve seus modelos Julieta, Julia e GTA consagrados por Zambello.

A programação do sábado (dia 27) contará com duas palestras, a primeira apresentada por Anísio Campos, que falará sobre o design de carros no Brasil, com ênfase nos modelos de competição, mas também abordará trabalhos voltados para o público consumidor, como o Mini Dacon 828.
Na seqüência, o palestrante será o ex-piloto e chefe de equipe Pedro Vitor Delamare, que abordará um tema que chega aos dias de hoje: os Stock Car no Brasil. Delamare foi uma espécie de precursor da receita inicial da categoria, já em 1971 utilizava um Opala com características que oito anos mais tarde, deram origem à Stock Car.

O último dia do evento (o domingo, 28), está reservado para um assunto pulsante para os aficionados da Fórmula 1: a equipe Fittipaldi. O ex-piloto e construtor dos carros do time, Wilsinho Fittipaldi, jutamente de Luciano Pires (executivo da DANA, empresa que está restaurando modelos da única escuderia brasileira da categoria), falará da saga da equipe, e dos desafios que ela enfrentou para construir seus bólidos, dois dos quais (o Fittipaldi FD01 e o Fittipaldi FD04), devendo realizar voltas de demonstração durante o evento, com Wilsinho ao volante.

O áudio das palestras será gravado, e poderá servir de fonte para futuras pesquisas sobre o automobilismo nacional. ?O público está convidado a fazer perguntas á vontade?, diz Jan Balder que recentemente, lançou o livro ?Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro?, que estará a venda durante o evento.

Ao preço de R$ 30,00 diários para adultos, e metade para estudantes e crianças até 13 anos, os ingressos estão a venda no site do promotor do evento, havendo ainda a possibilidade da compra de um pacote para os quatro dias, ao preço de R$ 90,00.

Nestes preços não estão incluídos os valores da taxa de estacionamento, que é de R$ 15, 00 para carros e R$ 5,00 para motos.

Mais informações sobre a programação que incluirá também a exibição de filmes sobre o tema automobilismo, a exposição de carros clássicos, modelos Hot Rods e da categoria Super Classic, além da disputa de uma corrida extracampeonato dos clássicos, no domingo, e do lançamento de um álbum de figurinhas com as máquinas expostas ao longo do evento, podem ser obtidas no site
www.classicosdecompeticao.com.br
.

Use o link para conferir a programação de palestras.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/10 - Veja o resultado completo da corrida do FIA GT
 19/10 - Prost e Garza venceram, e Beretta foi ao pódio na F-3000
 19/10 - Dobradinha da Audi na geral, e brasileira pela ?LMP2? da ALMS
 19/10 - ALMS: Resultado completo da última etapa
 19/10 - Resultados por classe da prova final da ALMS
 19/10 - Confira os números do ?circo?
 19/10 - Hamilton vence, Massa chega em 2º e decisão fica para Interlagos
 18/10 - Peter/Simonsen serão os poles da rodada belga do FIA GT
 18/10 - Os tempos do primeiro treino em Zolder
 18/10 - Hamilton larga na pole, e Massa será o terceiro no grid
 17/10 - Veja o grid completo para a corrida da ALMS
 17/10 - ALMS: Brabham e Sharp garantiram a pole position
 17/10 - Foi a vez de Kanaan comandar pela ALMS
 17/10 - ALMS: Tempos do segundo treino em Laguna Seca
 17/10 - Próxima rodada da Sul-americana será em Curitiba
 17/10 - ALMS: Comando da De Ferran Motorsports em Laguna Seca
 17/10 - ALMS: Tempos do primeiro treino em Laguna Seca
 17/10 - ALMS: Veja os inscritos na última prova da temporada
 17/10 - Átila Abreu gostou da confirmação do traçado externo de Brasília
 17/10 - Super GT: João Paulo visa ter bom carro em ritmo de corrida no Japão

... 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados