A cerimônia de detonação de rochas realizada no domingo com a presença de autoridades políticas e do automobilismo marcou o início oficial da construção do circuito de Bahrain, país de maioria muçulmana encravado no Oriente Médio que terá seu Grande Prêmio de Fórmula 1 a partir de 2004.
Na realidade, os cerca de 530 metros cúbicos de pedras geradas pela detonação do domingo são apenas uma pequena parte do serviço de explosões de cerca de 1,1 milhão de metros cúbicos de pedras que terão de ser removidas para que os trabalhos de construção do traçado possam começar, dentro de aproximadamente oito meses.
A nova pista, que será construída a partir de um projeto assinado pelos engenheiros Peter Hansen e Hermann Tilke ? que também elaboraram a planta do traçado da Malásia -, deverá estar concluída por volta do mês de março de 2004, e o GP deverá ser realizado por volta de novembro daquele ano, já que antes disso o calor é extremo.
A parte de construção civil do traçado que estará situada ao Sul do país vizinho à Arábia Saudita que tem sua capital em Manama, uma área de 694 quilômetros quadrados e uma população de 645 mil habitantes (segundo dados de 2001), será executada pelo consórcio formado pela ?Cybarco Bahrain? e pela WCT Engineering Berhad, esta última a construtora malaia que fez o projeto da pista de Kuala Lumpur sair do papel. |