Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/10 - F-Ford: Brasileiro Victor Corrêa larga na pole no Mundial de Fórmula Ford
 17/10 - Arrancada: Homem mais rápido do Brasil é a maior atração em Curitiba
 16/10 - 24 carros formarão o grid na 9ª etapa do FIA GT
 16/10 - F-Ford: Victor Corrêa quer brigar pela pole position na sexta-feira
 16/10 - Superleague: Principais clubes do mundo dividem a pista em Portugal
 15/10 - F-Ford: Victor Corrêa começa a acertar seu carro para o Festival Mundial
 15/10 - Arrancada: Alejandro Sanchez busca sexto título seguido em Curitiba
 15/10 - Ex-skatista impressiona na sua estréia em Santa Cruz do Sul
 14/10 - Victor Corrêa representará o Brasil no Festival Mundial de Fórmula Ford
 14/10 - Super GT: João Paulo de Oliveira espera voltar a andar bem em Autopolis
 13/10 - Placar Brasil ganha novos totais
 13/10 - Alguersuari é o nome da temporada da Britânica, e Buzaid foi ao pódio
 13/10 - As classificações finais do Britânico
 13/10 - Acidente frustrou a participação de Molo na festa de Di Luca
 13/10 - Campana venceu, e Ramos ficou fora da zona de pontos na última do italiano
 13/10 - Duas vitórias recolocaram Negrão/Mattheis liderança do GT3
 13/10 - Resultados do GT3 no itnerior gaúcho
 13/10 - Os números do GT3
 12/10 - Ninguém segura Merlo Neto no Sul-americano
 12/10 - A classificação da Copa Clio

... 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados