Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Dakar: Ex-campeão mundial, Varela volta a disputar o maior rali do mundo
Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2009
 
383 competidores enfrentam mais de nove mil quilômetros por trilhas da Argentina e do Chile

Faltam menos de 10 dias para começar o maior rali off-road do mundo. A partir do dia 1º de janeiro, 383 aventureiros partem de Buenos Aires (Argentina) para a disputa da 32ª edição do Rally Dakar. O percurso total será de 9.030 quilômetros nos 16 dias de disputas pelos mais variados e desafiadores tipos de terreno fora de estrada.

Em sua quarta participação no Dakar, o paulista Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Itamotors/Blindarte/Divino Fogão) tenta mais uma vez realizar o sonho de alcançar a vitória. “É o maior rali do mundo, a prova mais tradicional. Quero ficar entre os três primeiros, mas sempre vou atrás da vitória”, completou o campeão mundial de Rally Cross Country em 2001, que já chegou em segundo na sua categoria.

Em 2010, Varela vai competir na categoria T2 a gasolina, na qual os carros são originais e de produção comercial. A escolha recaiu sobre o Mitsubishi Pajero Full, que foi preparado pela equipe Rally Brasil. Ao seu lado, ele terá como navegador Erley Ayala, o preparador do carro.

“Nós já competimos juntos no Rally dos Amigos e tivemos um bom entrosamento. Estamos treinando bastante para melhorar ainda mais. E como o Erley é mecânico, isso pode ser um diferencial competitivo na prova”, afirma o piloto que este ano novamente se sagrou campeão paulista e brasileiro de cross country na categoria Super Production.

O piloto da Mitsubishi/Pirelli/Itamotors/Blindarte/Divino Fogão prevê um rali bastante complicado. “O Dakar vai ser sempre difícil. Este ano o percurso vai ser bem inédito, com bastante areia, pedras e quase todo tipo de terreno”, afirma. As 14 Especiais somam 4.810 km.

Para Varela, o trecho mais difícil deve ser o de dunas, que já começam no terceiro dia de rali, entre as cidades argentinas de La Rioja e Fiambalá. “As dunas sempre são complicadas. Existe o perigo grande de atolar. Temos também que nos cuidar com o forte calor do deserto, que pode causar problemas com o motor”, completa.

Mais perto é melhor

Novamente o Rally Dakar será disputado na América do Sul, começando na capital da Argentina, passando pela Cordilheira dos Andes, entrando no Chile, no Deserto de Atacama e depois retornando por baixo a Buenos Aires. O fato de competir perto de casa pode ajudar os competidores brasileiros.

“Ajuda muito, pois os custos são menores, não precisamos ir até a Europa e a África para competir. Com isso podemos investir mais na parte técnica, para ter um carro melhor, mais bem preparado”, afirma Reinaldo Varela, que comandará um Mitsubishi Pajero Full de numeral 363 no Dakar.

Com a proximidade do local de disputas, mais competidores brasileiros terão a possibilidade de disputar o rali. Serão 24 pilotos, navegadores e co-pilotos em todas as máquinas (seis nas motos, um nos quadriciclos, 15 nos carros e dois nos caminhões). Varela acredita que os brasileiros têm boas chances de vitória.

“Acredito que nossas duplas são fortes, com pilotos e navegadores muito competentes. Alguns vão disputar por equipes oficiais de fábrica, e poderão brigar pela vitória na Geral. Mas mesmo quem corre por equipe particular vai lutar para andar na ponta de sua categoria. Vamos torcer por todos os brasileiros”, finaliza Varela, que foi segundo colocado no Dakar de 2001, pela categoria T1.

A dupla Reinaldo Varela/Erley Ayala terá patrocínio de Mitsubishi/Pirelli/Itamotors/ Blindarte/Divino Fogão e apoio Temp Clean.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 12/10 - Os números da Fórmula Truck
 12/10 - Zappellini venceu após largar do final do grid
 12/10 - Punição a Bourdais coloca Massa a cinco pontos de Hamilton
 12/10 - Jonatas ?Neno? Borlenghi chega em sexto lugar em Curitiba
 12/10 - F-Ford: Corrêa é o quarto na temporada 2008 da Inglesa
 12/10 - Rafael Suzuki é o melhor piloto da Opel na Alemanha
 12/10 - Kubica entra na briga, e Ferrari retorna ao topo da tabela
 12/10 - Alonso ganha de novo, e Massa desconta um ponto em relação a Hamilton
 11/10 - Falando em Monza...
 11/10 - Por falar em Copa Clio, Molo se deu bem na classificatória em Monza
 11/10 - Garcia larga na pole da Copa Clio em Santa Cruz do Sul
 11/10 - Ford GT na 1ª, e Porsche na pole da 2ª corrida do GT3
 11/10 - Monteiro vai largar na pole em Pinhais
 11/10 - Veja o grid para a prova do domingo
 11/10 - Merlo Neto ganhou a sexta consecutiva no Sul-americano
 11/10 - F-Ford: Corrêa vence de forma extraordinária em Donington
 11/10 - Rafael Suzuki larga na terceira fila na prova final na Alemanha
 10/10 - Djalma Fogaça otimista para largar entre os cinco primeiros em Curitiba
 10/10 - Líderes comandaram o segundo treino da GT3
 10/10 - Cordova termina o dia na frente

... 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados