Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
F-Ford Inglesa: Victor Corrêa se junta à legião estrangeira na Inglaterra
Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2008
 
Victor Corrêa é um dos destaques enrte os estrangeiros da Fórmula Ford (Foto: Ivson)
F-Ford Inglesa: Mineiro Victor Corrêa se junta à legião estrangeira na Inglaterra

Mais da metade dos pilotos já inscritos na Fórmula Ford é de fora da Terra da Rainha

Na temporada em que completa 41 anos de existência, a Fórmula Ford Inglesa recebe uma verdadeira invasão estrangeira. Faltando pouco mais de um mês para o início do campeonato da mais tradicional categoria-escola do automobilismo mundial, 20 pilotos já estão confirmados, sendo que 12 deles vêm de fora da Inglaterra. Um dos mais jovens e promissores estrangeiros no certame é o brasileiro Victor Corrêa (Unifenas/Cooparaiso/Flash Power), que pela primeira vez na carreira compete fora do Brasil. ?Esses números mostram como a Fórmula Ford é uma categoria bastante prestigiada em todo o mundo. Tenho certeza que fiz a escolha certa para o meu futuro?, garante o jovem de apenas 17 anos.

Competidores de pelo menos nove países diferentes vão alinhar seus carros na abertura do campeonato, que acontece em Oulton Park, no dia 24 de março. São representantes da Inglaterra, França, Austrália, Dinamarca, Holanda, Escócia, Irlanda, País de Gales e Brasil defendendo a bandeira de seu país para se sobressair no país do automobilismo, sede de mais da metade das equipes de Fórmula 1. ?Só na minha equipe são quatro pilotos de países diferentes. Além de mim, tem um irlandês, um inglês e um australiano?, lembra Victor Corrêa, que vai disputar a competição pela Jamun Racing.

Para o mineiro de Alfenas, o grande número de estrangeiros é bastante benéfico para todos. ?Essa variação de nacionalidades é sempre positiva, pois deixa a competição mais acirrada e competitiva, e aumenta a visibilidade internacional?, afirma o piloto que correrá com o número 5 em seu carro, considerado seu algarismo da sorte desde os tempos de kart. O alfenense segue os mesmos passos dos campeões mundiais Émerson Fittipaldi e Ayrton Senna, que começaram a carreira no automobilismo internacional através da Fórmula Ford.

Disputa começa dentro da equipe

Apesar de estrear pela atual tricampeã britânica do torneio, Victor Corrêa não terá vida fácil durante a temporada de 2008. No caso do piloto mineiro, o perigo começa dentro de casa. Ele terá como companheiro na Jamun Racing o australiano Tim Blanchard e o irlandês Wayne Boyd, atuais campeões da Fórmula Ford em seus países. ?A briga dentro da minha equipe vai ser difícil, todos os meus companheiros são campeões. Se eu andar na frente deles tenho mais chances de ficar entre os primeiros?, avalia o atual campeão da Fórmula São Paulo, única categoria de monopostos que corre regularmente no Brasil. O inglês James Cole, que também divide o box com Victor, ganhou o último Campeonato Inglês da Região Noroeste de Fórmula Ford. Todos eles já têm experiência com o F-Ford, caracterizado por não usar asas dianteiras e traseiras, e ser calçado com pneus slicks finos. ?Estou me adaptando ao carro e conhecendo as pistas. Mesmo assim, estou me saindo bem nos testes e estou confiante para o início do campeonato?, garante o representante da Unifenas/Cooparaiso/Flash Power.

Victor Corrêa também vai encontrar adversários experientes e gabaritados nos times rivais. A principal pedra no sapato do brasileiro deve ser o inglês Westley Barber, Campeão Inglês da categoria em 2002. O experiente piloto de 26 anos, que volta às pistas depois de ter passado pela Fórmula 3, será companheiro do paulista Francisco Weiler, de apenas 16 anos. O inglês Linton Stuteley, de 22 anos, foi o quarto colocado na temporada de 2007 e também está entre os favoritos. Assim como Matt Dobson de 24 anos, que com 13 vitórias levou no ano passado o campeonato da categoria Scholarship, que reúne versões mais antigas dos chassis da Fórmula Ford. ?Eu sempre soube que teria adversários duros e experientes. Por isso preciso treinar duro e me dedicar ao máximo se quiser ser vitorioso aqui na Inglaterra?, conta o alfenense.

A Fórmula Ford Inglesa tem sete fornecedores de chassis, como a Mygale, Van Diemen, Spectrum, Spirit e Ray, alem dos estreantes Comtec e Juno. Com 27 equipes inscritas no certame britânico, a expectativa é de que na abertura da competição cerca de 30 pilotos estejam participando, alguns de outros países, como Japão, Finlândia, Noruega e Portugal. Victor Corrêa, que teve a iniciativa de viajar e morar sozinho na Inglaterra vai competir com o chassi francês Mygale, que arrebatou os últimos três títulos da categoria. A temporada 2008 terá 25 etapas divididas em 10 fins de semana nos principais circuitos britânicos e em Spa-Francorchamps, na Bélgica, sempre como preliminar de campeonatos como a GT e F3 Inglesa, A1GP e 12 horas de Spa.

Visite: www.victorcorrea.com.br
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 10/10 - Cordova termina o dia na frente
 10/10 - Merlo Neto conquistou a pole position em Santa Cruz do Sul
 10/10 - Rafael Suzuki confiante em lutar pela pole na Alemanha
 10/10 - Negão/Mattheis foram os melhores no primeiro treino da GT3
 10/10 - Cordova, também no segundo treino em S. Cruz
 10/10 - Merlo Neto na frente no segundo treino
 10/10 - Cordova abriu os treinos na frente
 10/10 - Nunes dominou o primeiro treino em Santa Cruz do Sul
 09/10 - Dois brazucas correm na rodada final do Britânico
 09/10 - Rio Grande do Sul recebe os carrões da GT3 Brasil neste fim de semana
 09/10 - F-Ford: Lei do silêncio muda programação da última rodada na Inglaterra
 08/10 - Homem mais rápido do Brasil é a grande atração no Rio Grande do Sul
 08/10 - F-Ford: Victor Corrêa quer terminar temporada com vitória em Donington Park
 08/10 - Rafael Suzuki briga para ser o melhor piloto da Opel na Alemanha
 07/10 - Djalma Fogaça busca voltar a andar na frente em Curitiba
 07/10 - GT3: Categoria de supercarros volta às pistas no Rio Grande do Sul
 07/10 - F-Master: Neozelandês Chris Van der Drift é o campeão da Fórmula Master
 05/10 - Rosin esteve no pódio da F-Mazda em Road Atlanta
 05/10 - Serra/Longo: presença brasileira no pódio do GT Open
 05/10 - Ekström venceu, e decisão do DTM ficou adiada para a última prova

... 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados