Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Desclassificação muda o resultado final da 2ª etapa da Copa Clio
Quarta-feira, 05 de Junho de 2002
 
Por uso de uma pastilha de freio não autorizada pelo regulamento, o paulista Luiz Carreira Júnior foi desclassificado da 2ª etapa da Copa Clio Brasil, prova disputada no domingo no Autódromo Internacional de Tarumã que foi vencida pelo gaúcho Alexandre Conill.

Carreira cruzou a linha de chegada na segunda posição, mas na vistoria realizada após a prova os Comissários Técnicos verificaram que as pastilhas usadas não foram aquelas permitidas pelo regulamento. "As pastilhas usadas foram as Feredo, originais, mas não aquelas permitidas pelo regulamento", disse o Comissário da Confederação Brasileira de Automobilismo Carlos Montagner, segundo que o tipo usado possui uma ranhura para ventilação, o que não é permitido.

Ainda segundo Montagner, a cientificação quanto à desclassificação está à disposição do piloto na sede da Federação de Automobilismo de São Paulo, já que "não havia mais ninguém da equipe nos boxes quando houve a decisão dos Comissários", relatou.

"Não houve má fé", disse Carreira

Luiz Carreira, o chefe do time pelo qual correram o filho, Luís Carreira Jr., os sobrinhos Fábio e André Carreira, o paulista Vicente Siciliano e o gaúcho Eduardo Möller ? que fez sua estréia na categoria ?, disse que não deverá recorrer da desclassificação de Carreira Júnior.

Segundo Luiz, as pastilhas usadas foram as da marca Ferodo (originais da linha Renault), e foram compradas num fornecedor antigo. "Depois das provas em Curitiba e Brasília tivemos de trocar as pastilhas do carro do Luiz, e as compramos numa loja de confiança. Eu apenas não sabia que havia alguma restrição quanto ao modelo a ser usado", falou.

Carreira ressaltou ainda que: "Não houve má fé no uso de um determinado tipo de pastilha, até porquê praticamente não se usa os freios em Tarumã. Se tivéssemos alguma intenção de obter vantagem, teríamos usado as tais pastilhas também nos outros carros", ele concluiu.

Como ficou o resultado

Depois da decisão quanto à desclassificação de Luiz Carreira, o resultado final da corrida em Tarumã ficou assim:


1º) Alexandre Conill (RS, Taurus), 29 voltas em 41m04s749 numa média de 127,74 km/h
2º) Fábio Carreira (SP, Carreira Racing), a 1s071
3º) René Bauer (SP, Energizer/Hot Car/Oficina Brasil), a 1s293
4º) Cláudio Gontijo (MG, Triboil Racing/Control Fleet), a 7s607
5º) Leonardo Burti (SP, SMC Locação/GD Burti/Off 7 Burti), a 7s744
6º) Vicente Siciliano Jr. (SP, Carreira Racing), a 8s102
7º) José Catanha (DF, Maxima Petroleos), a 8s706
8º) Wilton Neto (RJ, JL Racing Velocidade), a 8s730
9º) Elias Nascimento Jr. (RJ, Murilo Piloto Racing), a 9s396
10º) Wagner Cardoso (SP, CNA-Inglês Definitivo), a 9s643
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/10 - SEAT ditou o ritmo na rodada dupla do WTCC em Monza
 05/10 - Os números do Mundial de Turismo
 05/10 - Negrão conquistou sua primeira vitória no FIA GT
 05/10 - O resultado da prova francesa
 05/10 - Os números do FIA GT
 04/10 - Resultado completo da "Petit Le Mans"
 04/10 - Resultado por classes da "Petit Le Mans"
 04/10 - Audi ganhou mais uma da Peugeot
 04/10 - Os "Top 12" na 9ª hora e meia de corrida
 04/10 - Volta 374: McNish comanda a corrida
 04/10 - Sarrazin é líder no complemento da 300ª volta
 04/10 - Os dez primeiros após 279 voltas
 04/10 - Peugeot volta a liderar. Os "Top Ten" na 176ª volta
 04/10 - Kanaan era lider na 168ª volta
 04/10 - Com Klien, #7 retornou à liderança
 04/10 - Serviço retorna "na unha"
 04/10 - E o Live Timing ?empacou?
 04/10 - Parcial da terceira hora de disputas, com 117 voltas
 04/10 - Peugeot comanda as ações no complemento da 3ª hora
 04/10 - As posições das categorias na 100ª volta

... 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados