Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título
Terça-feira, 10 de Setembro de 2002
 
Animado com a conquista de sua 4ª vitória no ano de 1972 ? havia chegado na frente na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria ?, o brasileiro Emerson Fittipaldi viajou até o circuito de Monza, onde disputaria no dia 10 de setembro o 25º GP de sua carreira.

Na quarta-feira antes da prova na Itália, o impensável aconteceu: o caminhão que transportava a parafernália da Lotus tombou na estrada, destruindo quase completamente o modelo 72D com o qual o piloto brasileiro então com 25 anos havia disputado as provas anteriores.

Sem o carro principal, Fittipaldi se viu obrigado a entrar na pista com o chassis número 5 "um modelo antigo que utilizávamos desde 1970", ele relembra. E foi a bordo da velha máquina que Emerson conquistou a segunda pior posição de largada da temporada: a 6ª, melhor apenas que a 8ª assegurada para a formação do grid do GP da França.

Não bastasse isso, o carro ainda apresentou problemas de vazamento de combustível, que só foi sanado "graças ao trabalho brilhante dos mecânicos".

Tudo parecia conspirar contra Emerson até que fosse completada a 40ª das 55 voltas totais da edição número 43 do "Gran Premio D´Itália". Foi então que o carro de Jacky Ickx apresentou problemas, causando o abandono da disputa pelo único piloto capaz de impedir Fittipaldi de "chegar lá".

O momento era aquele. Emerson tinha o caminho aberto para vencer sua 5ª prova na temporada, e, o mais importante, inscrever seu nome e o de nosso país pela primeira vez na "Galeria dos Campeões" da mais badalada categoria do automobilismo em todo o planeta.

"As 15 voltas finais daquela corrida foram as mais longas da minha
carreira", relata Emerson, que teve o primeiro triunfo de sua carreira narrado pelo pai, o "Barão" santoandreense Wilson Fittipaldi, através da então Rádio Panamericana, atual Jovem Pan.

"Há um mês ouvi a gravação daquela prova junto com meus filhos mais novos Joana e Luca. Ficamos todos muito emocionados", conta Emerson, que depois ainda conquistou o título da Fórmula 1 em 1974, foi campeão na Fórmula CART/FedEx em 1989 e venceu duas edições da 500 Milhas de Indianápolis: em 1989 e 93.

"Foi no automobilismo que construi minha vida, meus negócios e conheci o mundo. A única coisa ruim foi ter perdido alguns amigos em acidentes na pista, quando eu estava começando na Fórmula 1. Só isso eu lamento, o resto foi muito bom", conclui Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/10 - Prova do domingo definiu três títulos do Brasileiro
 01/10 - Williams manterá os mesmos pilotos na próxima temporada
 29/09 - Confirmada a presença de Jeff Gordon no ?Desafio?
 28/09 - Carbone ganhou uma e Molina a outra na festa de Van Der Garde
 28/09 - Alonso venceu em mais uma lambança ferrarista
 28/09 - McLaren superou a Ferrari no quadro de pontos
 28/09 - Vitória dos Stedile. Confira o resultado
 28/09 - Parcial da 100ª volta em Santa Cruz do Sul
 28/09 - Os Stedile voltam a liderar em S. Cruz
 28/09 - Ventura/Cardoso são os novos líderes em S. Cruz
 28/09 - Veja a parcial com 1h35 de prova
 28/09 - As posições na 23ª volta
 28/09 - Confira os dez primeiros na 11ª volta em S. Cruz
 27/09 - O grid completo para a rodada gaúcha do Brasileiro
 27/09 - Confira os inscritos para a 4ª etapa do Brasileiro
 27/09 - Pole do ?Predador? para a ?Três Horas? de S. Cruz do Sul
 27/09 - Massa conquistou a pole para a corrida em Cingapura
 26/09 - Veja as marcas do último treino do dia em S. Cruz
 26/09 - Os tempos do segundo treino em S. Cruz
 26/09 - Alonso, no instante final do treino em Cingapura

... 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados